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Este documento é a versão em Português (Brasil) do original "Contacting Organizations about Inaccessible Websites" localizado em: http://www.w3.org/WAI/users/inaccessible

A versão oficial deste documento é a versão original em inglês, localizada no Web site do World Wide Web Consortium.

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Como contatar organizações sobre websites inacessíveis

Sumário

Descrição geral

Os passos necessários para ajudá-lo a relatar problemas de acessibilidade em websites estão descritos nesta página:

  1. Identificar os principais contatos
  2. Descrever o problema
  3. Acompanhamento do caso, se necessário

Dicas adicionais incluem:

Obs: Links externos são direcionados para páginas em inglês.

Introdução

O envio de comentários para uma orgaização(empresa, loja, blog, portal) pode ajudar a melhorar a acessibilidade dos websites para você e muitas outras pessoas que os utilizem. Os proprietários de websites tem muitas prioridades quando precisam fazer mudanças e melhorias, e quanto mais uma organização ouve sobre a acessibilidade de pessoas que navegam neles, o mais provável é que a acessibilidade se torne uma prioridade maior. Comentários positivos são úteis, bem como os críticos.

Alguns proprietários de websites sequer fazem idéia da importância de tornar seu website acessível. Em muitos países, políticas nacionais os obrigam a serem acessíveis. A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência declara que as pessoas com deficiência têm o direito de acessar informações e serviços pela Internet. Além disso, websites acessíveis fornecem benefícios comerciais para os seus proprietários e também benefícios para pessoas sem deficiência.

Este documento fornece orientações sobre como encorajar as organizações a tornar seus websites acessíveis, especialmente quando você encontra barreiras de acessibilidade neles. Enquanto a maioria das barreiras de acessibilidade são causadas pelo design frágil do website, alguns problemas de acessibilidade podem estar relacionados às configurações de seu navegador ou tecnologia assistiva. Para orienta-lo e ajudá-lo a personalizar seu navegador web e configurar seu computador pessoal para tornar o uso dos websites mais fáceis, acesse Navegue Melhor na Web: Dicas para personalizar o computador.

Analise sua abordagem

Ao entrar em contato com uma organização sobre a acessibilidade de seu website, considere que a abordagem vai obter os resultados que você deseja. O tom de seus e-mails, telefonemas e outras comunicações terá um impacto em como as pessoas reagem e respondem.

Tenha em mente que existem diferentes razões pelas quais esses websites apresentam alguma dificuldade de acessibilidade no momento de sua reclamação. Algumas organizações não têm conhecimento sobre as questões que envolvam acessibilidade ou mesmo não sabem como tornar seus websites acessíveis, enquanto outras já conhecem os fundamentos de acessibilidade e tentam tornar seu website acessível, embora o resultado ainda não seja suficiente. Por fim, existem algumas organizações que optam por não deixar seus websites acessíveis.

Muitas vezes, é melhor que você faça o primeiro contato com uma organização e assuma que eles desconhecem as barreiras de acessibilidade em seu website. Baseado na sua resposta e no que você aprendeu sobre a posição da organização sobre a acessibilidade, você pode ajustar a sua abordagem e escolher acompanhar ações que possam ser mais eficazes.

Peça ajuda

Se você não tem certeza sobre o uso de websites e tecnologias assistivas, peça a alguém para auxiliá-lo a compreender o problema e ajudá-lo a comunicar aos proprietários website.

Se você não se sente confortável em entrar em contato com uma organização com um website inacessível diretamente, peça ajuda. Grupos de defesa das pessoas com deficiência, dos idosos, ou outros grupos podem estar auxiliá-lo a estabelecer contato com essas organizações que mantém um website inacessível .

Incentivando websites acessíveis

Reconheça e incentive as organizações que fazem um bom trabalho de tornar seus websites acessíveis e fáceis de usar por pessoas com deficiência e idosos. Um comentário positivo pode motivar as pessoas e ajudá-las, no caso de organizações que continuam sua busca por acessibilidade. Organizações que ainda não invistam em acessibilidade na web podem ser atraídas por outras que recebam elogios pelos seus esforços.

Identifique os principais contatos

A melhor coisa a fazer é descobrir a pessoa responsável pela página web ou aplicativo que está inacessível, ou a pessoa responsável para a acessibilidade na organização. Se isso for difícil, use qualquer contato que puder encontrar. Procure por links na página web, tais como:

Alguns links serão endereços de e-mail, e alguns vão para formulários on-line ou outros meios de entrar em contato com organização.

Se você não consegue encontrar os contatos no website, procure em outros lugares, como:

Descreva o problema

Para ajudar a organização a diagnosticar e corrigir barreiras de acessibilidade, descreva claramente onde ocorreu o problema, qual é o problema, o que você estava tentando fazer, e qual computador e software você está usando. Considere incluir uma captura de tela da página web que tem o problema.

Onde está o problema?

Incluia o endereço web (também chamado de URL), ou uma descrição da página.

Por exemplo:

Exemplo de um endereço de website (URL):

Exemplos de descrições de páginas:

Qual é o problema?

Forneça detalhes sobre o que você estava tentando fazer, e por que era difícil ou impossível fazê-lo.

Por exemplo:

Exemplos de descrições de problemas:

Que computador e software você está usando?

Forneça detalhes sobre o seu computador e software. Se você não sabe, talvez um amigo, parente ou colega possa ajudá-lo. Se não, você pode pular esta parte.

Inclua:

Se está relacionado ao problema que está ocorrendo, também inclua:

Por exemplo

Exemplos detalhados descrição de computador e software:

Mesmo que você não saiba todos os detalhes, inclua o que você sabe.

Por exemplo

Exemplos de descrições simples:

Nota: Não revele informações pessoais, como senhas por e-mail ou outra forma. Não forneça qualquer informação que você não esteja confortável em divulgar

Indique fontes para mais informações

Considere dizer a organização sobre os seguintes recursos para ajudá-los a entender essas questões de acessibilidade na web:

Solicite resposta

Peça à organização para responder a sua mensagem e inclua como quer que eles entrem em contato, por exemplo, por e-mail. Se você estiver confortável, inclua um número de telefone, caso eles queiram aprender mais sobre o problema.

Cobre respostas, se necessário

Organizações responsáveis entrarão em contato para esclarecimentos. No entanto, às vezes pode ser necessário cobrá-los para conseguir uma resposta.

Esteja disponível para acompanhar

Os desenvolvedores do website podem precisar obter mais informações com você para ajudar a diagnosticar e corrigir o problema.

Mantenha os registros para acompanhamentos futuros

Você pode precisar de informações se você decidir mais tarde tomar medidas adicionais. Em especial:

Obtendo uma resposta

Diferentes organizações têm diferentes culturas e sistemas de gestão de correspondência e manipulação de comentários e reclamações. Algumas organizações podem responder rapidamente, enquanto outras levam mais tempo por causa de seu tamanho ou processos internos. Por exemplo, alguns departamentos governamentais e organizações de grande porte têm uma política de responder a correspondência dentro de quatro semanas.

Algumas vezes, você obterá uma resposta que é apenas um aviso de que a organização recebeu o seu contato. Isso pode ser gerado automaticamente, especialmente se você usou um formulário de contato online. A organização deve depois enviar uma resposta direta à sua questão. Às vezes, as organizações não têm experiência em acessibilidade e podem não compreender o seu comentário. Eles podem assumir que o problema é com seu navegador ou sua tecnologia assistiva.

Se você não receber respostas satisfatórias num prazo razoável, considere tomar outras medidas, descritas a seguir. Note que em alguns casos, a organização pode corrigir o problema e não notificá-lo.

Ações adicionais a se considerar

Se você sentir que a organização não está resolvendo o problema de acessibilidade adequadamente, considere que outras medidas podem ser úteis, tais como:


Exemplos de e-mails

Sinta-se a vontade para adaptar esses modelos de e-mails para a sua situação.

Template de e-mail

No template abaixo, as [sugestões] entre colchetes são seções para você completar.

Assunto: Problema encontrado no [website XYZ]

Prezado (a) [nome ou posição de pessoa para quem você está escrevendo]

Eu tive problemas na página web [endereço web (URL), ou descrever a página onde o problema ocorre ]
Eu tentei [descrever o que você estava tentando fazer no website].
O problema era [descrever o que não funciona para você ou que não funciona do jeito que você esperava].
Isto significava que eu era incapaz de [descrever o que você esperava fazer no website].
[opcional:] "Eu não tenho problemas no" [descrever um website semelhante que funciona para você].

Aqui estão algumas informações para ajudar você a diagnosticar e corrigir o problema. Eu uso um [sistema operacional do computador] com [nome e versão do seu navegador].
Eu também uso [descrever qualquer tecnologia assistiva que você usa, ou configurações que você mudou - se isso é relevante].

Para saber mais sobre a acessibilidade web consulte "Acessibilidade - W3C" em http://www.w3.org/standards/webdesign/accessibility.html [opcional: inclua outras referências]

Estou ansioso para acompanhar a correção das barreiras de acessibilidade em seu website. Entre em contato comigo [no número de telefone ou endereço de e-mail abaixo] se necessitar de mais ajuda.

Atenciosamente,
[Seu nome e informações de contato]

Exemplo de e-mail 1

Assunto: Problemas na página de entradas de "Luzes da Cidade"

Prezado(a) Gerente de Marketing de Luzes da Cidade,

Encontrei algumas barreiras de acessibilidade em seu website.

Visitei recentemente a página de compra de bilhetes (http://www.cl.examplo.com/tickets/mank.html) à procura de ingressos para Thelonius Mank. Eu não consegui usar a página porque o texto cinza sobre o fundo preto é muito difícil de ler.

Você pode obter informações sobre acessibilidade na web a partir da página web
http://www.w3.org/standards/webdesign/accessibility.html

Como eu sou uma fã dos eventos de "Luzes da Cidade", eu apreciaria sua atenção para este problema - por favor, mantenha-me informada quando corrigir o problema. Se precisar de alguma informação adicional, por favor me escreva.

Atenciosamente, Maria

Exemplo de e-mail 2

Assunto: Acessibilidade na página de notícias de Luzes da Cidade

Ola Diretor de Luzes da Cidade,

Sua página de notícias (http://www.cl.example.com/news/news.html) não está acessível. Eu ouvi as páginas web com o leitor de tela NVDA (versão 0.6). Eu uso o Windows Vista e Internet Explorer 8.

Meu colega me disse que você tinha alguma informação sobre onda de calor, então fui para a página de notícias. No entanto havia algo estranho acontecendo. Eu encontrei uma frase sobre a onda de calor e as temperaturas, mas depois havia algo sobre "o homem do caso do violino". Grande parte da página parecia confusa e foi confuso para mim ouvir - parece que não foi escrito de uma forma linear, para que alguém como eu, usando um leitor de tela podesse entender.

Além disso, sua página de notícias não tem títulos. Os títulos são importantes, porque eu os uso para obter uma visão geral da página e para me ajudar a navegar pelas notícias.

Por favor, verifique estas informações sobre acessibilidade na web do W3C:

Por favor, me avise quando abordarem esses problemas.

Grato pela atenção. Noriyuki

Template de e-mail 3

Assunto: Problemas ao acessar as páginas de pesquisa online de Luzes da Cidade

Ola Luzes da Cidade,

Adoro suas histórias, mas não de suas páginas de pesquisas online! Eu não consigo usar um mouse porque não movimento bem meus braços e geralmente navego pelas páginas web utilizando a tecla Tab. Em sua página de pesquisas, eu só consegui chegar à pergunta "quantos carros temos" utilizando o mouse. Quando tentei usar o mouse para responder a pergunta "onde eu moro ", eu não conseguia clicar sobre as palavras, como faço em outros websites. Eu tenho que clicar no pequeno círculo antes das palavras.

Para ajudar a diagnosticar e corrigir o problema, Eu tenho um laptop com WinXP e uso a versão do navegador Opera 8.

Para saber mais sobre estas e outras questões de acessibilidade, acesse www.w3.org/standards/webdesign/accessibility.html

Tornar seu website acessível beneficiará Luzes da Cidade, veja "Desenvolvimento de um estudo de negócios em acessibilidade na web para a sua organização" (www.w3.org/WAI/bcase/Overview.html).

Por favor, me avise quando resolverem estes problemas. Será um prazer em ajudá-los ainda mais. Você pode contactar pelo número 12-345-6789.

Atenciosamente,
Jasmine

[CC: Associação de lesão medular]