http://www.w3c.br/ — 25 de maio de 2011 - O W3C publicou hoje a chamada para ampla revisão revisão do HTML5 e outras cinco especificações relacionadas que constituem a base da Plataforma Aberta da Web do W3C. O HTML5, no cerne desta plataforma, oferece ferramentas poderosas para o desenvolvimento de aplicações Web que podem ser executadas em qualquer dispositivo. Em razão do impacto na indústria e na sociedade, o W3C busca ativamente o feedback nesta fase do processo de padronização.
"Nós vemos o interesse no HTML5 por toda parte, e estou muito animado com o HTML5 atingir o estágio de última chamada (Last Call)", disse Philippe Le Hégaret, o gerente do W3C responsável por HTML5, CSS, SVG, WOFF, dentre outras tecnologias de interatividade do usuário. "O Grupo de Trabalho do HTML é o maior grupo do W3C com mais de 50 integrantes do consórcio e mais de 200 especialistas convidados. Chegar a este acordo numa comunidade tão grande é uma grande conquista."
O Grupo de Trabalho HTML do W3C convida para revisão ampla ate 3 de agosto, em especial, para as questões em aberto e prioritárias listadas no início de cada um dos documentos publicados hoje. O Grupo de Trabalho HTML convida também para um aumento das contribuições com a suíte de testes HTML, uma importante ferramenta para assegurar interoperabilidade.
O W3C reiterou também, como já havia anunciado, que estas especificações estão no processo de se tornarem padrões estáveis em 2014.
Ao anunciar a última chamada (Last Call), o Grupo de Trabalho HTML incentiva para que todos comentem sobre em que medida confiam de que os requisitos técnicos tenham sido atendidos e de que dependências significativas com outros grupos de trabalho, internos ou externos ao W3C, tenham sido satisfeitas. Em setembro de 2010, os coordenadores do Grupo de Trabalho HTML anunciaram um plano e um cronograma para atingir o estágio de última chamada (Last Call). Este plano inclui procedimentos para equilibrar o desejo da comunidade com a conclusão oportuna dos trabalhos e a necessidade de atender e considerar todas as questões. Desde outubro de 2010 o Grupo de Trabalho HTML resolveu quarenta problemas, mas há ainda uma série de decisões, diversas delas relacionadas à acessibilidade, que precisam ser tomadas nesta fase do processo de padronização.
"Convidamos agora vozes novas a participarem para que possamos saber se estas especificações correspondem a um conjunto amplo de necessidades", disse Tim Berners-Lee, diretor do W3C. "Esse processo de resolução com dependências a outros grupos é um ponto central da nossa missão de garantir um bom design da Web, com acessibilidade para todos. A equipe de profissionais do W3C dará apoio ao Grupo de Trabalho HTML com o que for necessário para avançar e assegurar que a especificação cumpra compromissos com as áreas de acessibilidade, internacionalização, segurança e privacidade".
Os coordenadores do Grupo de Trabalho HTML publicaram um cronograma para a última chamada (Last Call) através da próxima transição. Mais informações podem ser consultadas no FAQ do Last Call do HTML5.
Para apresentar seus comentários sobre qualquer uma das especificações publicadas como "Last Call Working Drafts", consulte as instruções na seção de status dos documentos:
O Grupo de Trabalho HTML publicou também três outros documentos complementares (não como "Last Call Working Drafts"):
A World Wide Web Consortium (W3C) é um consórcio internacional onde organizações filiadas e profissionais em tempo integral trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões web. A missão do W3C é a criação de padrões diretrizes para garantir o crescimento de longo prazo da web. Mais de 325 organizações são filiadas ao Consórcio, dirigido em conjunto pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT (MIT CSAIL) nos EUA, o Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM) na França e pela Universidade de Keio no Japão. O W3C e tem outros escritórios no mundo todo e também no Brasil, iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br.