Consulte a errata (em inglês) deste documento que poderá conter correções normativas.
Consulte também outras traduções .
Este documento também está disponível em versões não normativas, disponíveis em Versões Alternativas das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web 2.1(em inglês).
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As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1 abrangem diversas recomendações com a finalidade de tornar o conteúdo da Web mais acessível. Seguir estas diretrizes irá tornar o conteúdo acessível a um maior número de pessoas com deficiência, incluindo acomodações para cegueira e baixa visão, surdez e baixa audição, limitações de movimentos, incapacidade de fala, fotossensibilidade e combinações destas características, e alguma acomodação para dificuldades de aprendizagem e limitações cognitivas; mas não abordará todas as necessidades de usuários com essas deficiências. Seu conteúdo da Web também ficará mais acessível aos usuários em geral ao seguir estas diretrizes.
Os critérios de sucesso das WCAG 2.1 são escritos como declarações testáveis, que não se referem à tecnologias específicas. Orientações sobre como satisfazer os critérios de sucesso em tecnologias específicas, bem como informações gerais sobre como interpretar os critérios de sucesso, são disponibilizadas em documentos separados. Consulte uma Visão Geral sobre as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (em inglês), para uma introdução e links de material técnico e educacional das WCAG.
As WCAG 2.1 estendem as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web 2.0 [WCAG20], as quais foram publicadas como Recomendação do W3C em dezembro de 2008. Conteúdo em conformidade com as WCAG 2.1 também está em conformidade com as WCAG 2.0. O GT pretende que, para as normas que demandem conformidade com as WCAG 2.0, as WCAG 2.1 possam fornecer um meio alternativo de conformidade. A publicação das WCAG 2.1 não tornam obsoletas ou substituem as WCAG 2.0. Embora as WCAG 2.0 permaneçam como Recomendação do W3C o W3C aconselha a utilização das WCAG 2.1 para maximizar esforços futuros de aplicabilidade de acessibilidade. O W3C também incentiva o uso da versão mais atual das WCAG ao desenvolver ou atualizar políticas de acessibilidade da Web.
Esta seção descreve o status deste documento no momento de sua publicação. Outros documentos podem substituir esse documento. A lista das atuais publicações do W3C e a última revisão deste relatório técnico podem ser encontradas no índice dos relatórios técnicos do índice dos relatórios técnicos do W3C em https://www.w3.org/TR/ (em inglês).
Esta é uma Recomendação do W3C (em inglês) das WCAG 2.1 do Grupo de Trabalho para as Diretrizes de Acessibilidade (em inglês).
Este documento foi revisto por membros do W3C por desenvolvedores de software, por outros grupos do W3C e partes interessadas e foi endossado pelo Diretor como uma Recomendação W3C . É um documento estável e pode ser usado como material de referência ou citado a partir de outro documento. O papel do W3C na produção desta Recomendação é chamar a atenção para a especificação e promover a sua implementação para uso geral. Isto melhora a funcionalidade e a interoperabilidade da Web.
Ao publicar esta Recomendação, o W3C espera que a funcionalidade especificada nesta Recomendação não seja afetada por alterações nos Valores CSS e no Módulo de Unidades Nível 3 ou por Eventos de Ponteiro Nível 2. O Grupo de Trabalho continuará a rastrear essas especificações.
Para comentar, submeta uma questão (issue) no repositório WCAG do GitHub de WCAG do W3C. O Grupo de Trabalho solicita que comentários públicos sejam registrados como novas questões, uma questão por comentário distinto. Criar uma conta do GitHub para registrar questões é gratuito. Se o registro de questões no GitHub não for viável, envie um e-mail para: public-agwg-comments@w3.org (arquivo de comentários). Os comentários recebidos sobre a Recomendação WCAG 2.1 não podem resultar em alterações a esta versão das diretrizes, mas podem ser considerados em errata ou em futuras versões das WCAG. O Grupo de Trabalho não planeja responder formalmente aos comentários. Uma lista de questões registradas bem como os arquivos das discussões da lista de discussão do GT AG encontram-se disponíveis ao público; e trabalhos futuros realizados pelo Grupo de Trabalho podem abordar os comentários recebidos sobre este documento.
Este documento foi publicado pelo Grupo de Trabalho de Diretrizes de Acessibilidade como uma recomendação.
Consulte, por favor, o relatório de implementação do Grupo de Trabalho.
Este documento foi revisto por membros do W3C por desenvolvedores de software, por outros grupos do W3C e partes interessadas e foi endossado pelo Diretor como uma Recomendação W3C . É um documento estável e pode ser usado como material de referência ou citado a partir de outro documento. O papel do W3C na produção desta Recomendação é chamar a atenção para a especificação e promover a sua implementação para uso geral. Isto melhora a funcionalidade e a interoperabilidade da Web.
Este documento foi produzido por um grupo trabalhando sob a Politica de Patentes do W3C (em inglês). O W3C mantém uma lista pública de patentes divulgadas (em inglês) relacionadas com os resultados do grupo; essa página também inclui instruções para divulgação de uma patente. Uma pessoa que tenha conhecimento de uma patente, que julga conter Reivindicações Essenciais (em inglês) deve divulgar esta informação de acordo com a seção 6 da Política de Patentes W3C (em inglês).
Este documento é regido pelo Documento de Processo do W3C de 1º de fevereiro de 2018.
Esta seção é informativa.
As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1 definem a forma de como tornar o conteúdo da Web mais acessível para pessoas com deficiência. A acessibilidade abrange uma vasta gama de deficiências, incluindo visual, auditiva, física, de fala, intelectual, de linguagem, de aprendizagem e neurológica. Embora estas diretrizes cubram uma ampla diversidade de situações, elas não são capazes de abordar as necessidades das pessoas com todos os tipos, graus e combinações de deficiências. Estas diretrizes tornam também o conteúdo da Web mais acessível por pessoas idosas, cujas habilidades estão em constante mudança devido ao envelhecimento, e muitas vezes melhoram a usabilidade para usuários em geral.
As WCAG 2.1 foram desenvolvidas através do processo W3C (em inglês) em colaboração com pessoas e organizações em todo o mundo, com o objetivo de fornecer um padrão compartilhado referente à acessibilidade do conteúdo da Web, que vá ao encontro das necessidades das pessoas, das organizações e dos governos em nível internacional. As WCAG 2.1 baseiam-se nas WCAG 2.0 [WCAG20], que por sua vez foram construídas sobre as WCAG 1.0 [WAI-WEBCONTENT] e foram concebidas para serem largamente aplicadas às diferentes tecnologias atuais e futuras da Web, e para serem testáveis com uma combinação de testes automáticos e avaliação humana. Para uma introdução as WCAG, consulte a Descrição Geral das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (em inglês).
Desafios significativos foram encontrados ao se definir critérios adicionais de abordagem a deficiências cognitivas, de linguagem e aprendizagem, incluindo um cronograma reduzido para o desenvolvimento, bem como para lidar com os desafios de alcançar um consenso sobre testes, implementação e considerações internacionais sobre propostas. O trabalho prosseguirá nessa área em futuras versões das WCAG. Encorajamos os autores a se referirem à nossa orientação suplementar sobre a melhoria da inclusão de pessoas com deficiências, incluindo dificuldades cognitivas e de aprendizagem, pessoas com baixa visão e muito mais.
A acessibilidade na Web depende não só do conteúdo acessível, como também de navegadores web acessíveis e outros agentes de usuário. Ferramentas de autoria também desempenham um papel importante para a acessibilidade na Web. Para uma descrição geral sobre como estes componentes de desenvolvimento web e interação funcionam em conjunto, consulte:
As pessoas e organizações que utilizam as WCAG são diversas e incluem programadores e web designers, legisladores, responsáveis pelas compras, professores e alunos. Para corresponder às várias necessidades deste público, são fornecidas diversas camadas de orientação, incluindo princípios globais, diretrizes gerais, critérios de sucesso testáveis, um rico conjunto de técnicas de tipo necessárias ,e de tipo sugeridas ,bem como falhas comuns documentadas com exemplos, links para recursos e código fonte.
Princípios - No topo estão quatro princípios que constituem a base da acessibilidade na Web: perceptível, operável, compreensível e robusto. Consulte também Compreendendo os Quatro Princípios de Acessibilidade (em inglês).
Diretrizes - Abaixo dos princípios estão as diretrizes. As 13 diretrizes fornecem os objetivos básicos que os autores devem atingir para tornar o conteúdo mais acessível aos usuários com diferentes deficiências. As diretrizes não são testáveis, mas disponibilizam a estrutura e os objetivos de âmbito global que ajudam os autores a compreender os critérios de sucesso e a melhor implementar as técnicas.
Critérios de Sucesso - Para cada diretriz, são fornecidos critérios de sucesso testáveis para permitir que as WCAG 2.0 sejam utilizadas onde os requisitos e os testes de conformidade são necessários, tais como na especificação do projeto, nas compras, na regulamentação e nos acordos contratuais. A fim de atender as necessidades dos diferentes grupos e situações, são definidos três níveis de conformidade: A (o mais baixo), AA e AAA (o mais elevado). Informações adicionais sobre os níveis das WCAG, podem ser encontradas em Compreendendo os Níveis de Conformidade (em inglês).
Técnicas de tipo Necessária e de tipo Sugerida - Para cada uma das diretrizes e critérios de sucesso existentes no próprio documento das WCAG 2.0, o grupo de trabalho documentou ainda uma grande variedade de técnicas. As técnicas têm caráter informativo e enquadram-se em duas categorias: as que são de tipo necessária para satisfazer os critérios de sucesso e as que são de tipo sugerida. As técnicas de tipo sugerida vão além do que é exigido pelos critérios de sucesso individuais e permitem aos autores um melhor cumprimento das diretrizes. Algumas técnicas de tipo sugerida vão ao encontro de barreiras de acessibilidade que não estão abrangidas pelos critérios de sucesso testáveis. Onde são conhecidas falhas comuns, estas são igualmente documentadas. Consulte também Técnicas de Tipo Necessária e de Tipo Sugerida em Compreendendo as WCAG 2.0 (em inglês).
Todas estas camadas de orientação (princípios, diretrizes, critérios de sucesso e técnicas de tipo necessária e de tipo sugerida) funcionam em conjunto para fornecer orientações sobre como tornar o conteúdo mais acessível. Os autores são encorajados a observar e a aplicar todos os níveis que conseguirem, incluindo as técnicas de tipo sugerida, de forma a melhor satisfazerem as necessidades do maior número possível de usuários.
Note-se que até mesmo o conteúdo que está em conformidade com o nível mais elevado (AAA) não estará acessível a pessoas com todos os tipos, graus ou combinações de deficiências, particularmente nas áreas da linguagem cognitiva e da aprendizagem. Os autores são encorajados a considerar a totalidade das técnicas, incluindo as técnicas de tipo sugerida, assim como a procurar orientação relevante sobre as atuais boas práticas, de forma a garantir que o conteúdo da Web seja acessível, tanto quanto possível, a esta comunidade. Os metadados (em inglês) podem ajudar os usuários a encontrar o conteúdo mais adequado às suas necessidades.
O documento WCAG 2.0 foi concebido para satisfazer as necessidades daqueles que precisam de um padrão técnico referenciável e estável. Outros documentos, chamados de documentos de apoio, baseiam-se no documento WCAG 2.0 e abordam outros objetivos importantes, incluindo a capacidade de serem atualizados para descrever a forma como as WCAG seriam aplicadas com novas tecnologias. Os documentos de apoio incluem:
Como cumprir as WCAG 2.1 (em inglês) - Uma referência rápida personalizável para as WCAG 2.0 que inclui todas as diretrizes, critérios de sucesso e técnicas para os autores usarem à medida que vão desenvolvendo e avaliando o conteúdo Web. Isso inclui conteúdo das WCAG 2.0 e WCAG 2.1 e pode ser filtrado de várias maneiras para ajudar os autores a se concentrarem no conteúdo relevante.
Compreendendo as WCAG 2.1 (em inglês) - Um guia para compreender e implementar as WCAG 2.1. Existe um pequeno documento intitulado "Compreendendo" para cada diretriz e critério de sucesso existente nas WCAG 2.0, assim como tópicos chave.
Técnicas para as WCAG 2.1(em inglês) - Uma coleção de técnicas e erros comuns, cada uma em um documento em separado que inclui uma descrição, os exemplos, o código fonte e os testes.
Os documentos das WCAG (em inglês) - Um diagrama e uma descrição de como os documentos técnicos estão relacionados e ligados.
Veja a Descrição Geral das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) (em inglês) para uma descrição do material de apoio das WCAG 2.0, incluindo os recursos educativos relacionados com as WCAG 2. Os recursos adicionais, que abrangem tópicos como a questão comercial da acessibilidade da Web, o planejamento da implementação para melhorar a acessibilidade dos sites Web, e as políticas de acessibilidade encontram-se listados em Recursos WAI (em inglês).
As WCAG 2.1 cumprem um conjunto de requisitos para as WCAG 2.1 que, por sua vez, herdam os requisitos das WCAG 2.0. Os requisitos organizam a estrutura geral das diretrizes e garantem a compatibilidade com versões anteriores. O Grupo de Trabalho também utilizou um conjunto menos formal de critérios de aceitação para critérios de sucesso, para ajudar a garantir que os critérios de sucesso sejam semelhantes em estilo e qualidade àqueles das WCAG 2.0. Esses requisitos restringiram o que poderia ser incluído nas WCAG 2.1. Esta restrição foi importante para preservar a sua natureza como um lançamento pontual das WCAG 2.
As WCAG 2.1 foram criadas com o objetivo de melhorar as diretrizes de acessibilidade de três grupos principais: usuários com deficiências cognitivas ou de aprendizagem, usuários com baixa visão e usuários com deficiências em dispositivos móveis. Muitas maneiras de atender a essas necessidades foram propostas e avaliadas e um conjunto delas foi refinado pelo Grupo de Trabalho. Os requisitos estruturais herdados das WCAG 2.0, a clareza e o impacto das propostas e o cronograma levaram ao conjunto final de critérios de sucesso incluídos nesta versão. O Grupo de Trabalho acredita que as WCAG 2.1 desenvolvem de forma incremental as diretrizes de acessibilidade de conteúdo Web de todas essas áreas, mas ressalta que nem todas as necessidades dos usuários foram atendidas por essas diretrizes.
As WCAG 2.1 desenvolvem-se e são compatíveis com a versão WCAG 2.0; o que significa que as páginas Web em conformidade com as WCAG 2.1 também estão em conformidade com as WCAG 2.0. Os autores que estão, por questões legais, obrigados a cumprir as WCAG 2.0 poderão atualizar o conteúdo para as WCAG 2.1 sem perder a conformidade com as WCAG 2.0. Autores que seguem ambos os conjuntos de diretrizes devem estar cientes das seguintes diferenças:
As WCAG 2.1 ampliam as WCAG 2.0 adicionando novos critérios de sucesso, definições para apoiá-los, diretrizes para organizar as adições e algumas adições à seção de conformidade. Esta abordagem aditiva ajuda a deixar claro que os sites que estão em conformidade com as WCAG 2.1 também estão em conformidade com as WCAG 2.0, cumprindo assim as obrigações de conformidade específicas das WCAG 2.0. O Grupo de Trabalho de Diretrizes de Acessibilidade recomenda que os sites adotem as WCAG 2.1 como sua nova meta de conformidade, mesmo se as obrigações formais mencionarem as WCAG 2.0, para fornecer melhor acessibilidade e antecipar futuras mudanças na política.
Os seguintes Critérios de Sucesso são novos no WCAG 2.1:
Muitos desses critérios de sucesso fazem referência a novos termos que também foram adicionados ao glossário e fazem parte dos requisitos normativos dos critérios de sucesso.
Na seção Conformidade, uma terceira nota sobre variantes de página foi adicionada a Páginas Completas; e uma opção para metadados legíveis por máquina foram adicionados a Componentes Opcionais de uma Reivindicação de Conformidade.
Com a finalidade de evitar confusões para implementadores para os quais a compatibilidade com as WCAG 2.0 é importante, os novos critérios de sucesso nas WCAG 2.1 foram anexados ao final do conjunto de critérios de sucesso dentro das diretrizes. Isso evita a necessidade de alterar o número da seção de critérios de sucesso das WCAG 2.0, o que seria causado pela inserção de novos critérios de sucesso entre os critérios de sucesso existentes na diretriz, mas significa que os critérios de sucesso em cada diretriz não estão mais agrupados por nível de conformidade. A ordem dos critérios de sucesso dentro de cada diretriz não implica em informações sobre o nível de conformidade; somente o indicador de nível de conformidade (A / AA / AAA) no próprio critério de sucesso indica isso. As Referências Rápidas das WCAG 2.1 fornecem meios para visualizar os critérios de sucesso agrupados por nível de conformidade, juntamente com muitas outras opções de filtro e ordenação.
As WCAG 2.1 utilizam o mesmo modelo de conformidade das WCAG 2.0 com algumas adições, as quais estão descritas na seção Conformidade. Pretende-se que os sites em conformidade com as WCAG 2.1 também estejam em conformidade com as WCAG 2.0, o que significa que cumprem os requisitos de quaisquer políticas que façam referência às WCAG 2.0, ao mesmo tempo em que melhor satisfazem as necessidades dos usuários da Web atual.
Em paralelo às WCAG 2.1, o Grupo de Trabalho Diretrizes de Acessibilidade está desenvolvendo outra versão principal de diretrizes de acessibilidade. Espera-se que o resultado deste trabalho seja uma reestruturação mais substancial da orientação de acessibilidade na Web do que seria realista para as edições pontuais das WCAG 2. O trabalho segue uma metodologia de projeto concentrada na pesquisa e voltada ao usuário para produzir um resultado mais eficaz e flexível, incluindo as funções de criação de conteúdo, suporte a agente de usuário e suporte a ferramentas de criação. Este é um esforço de vários anos, pelo que as WCAG 2.1 são necessárias como medida provisória para fornecer orientações atualizadas de acessibilidade na Web para reflectir as alterações na Web desde a publicação das WCAG 2.0. O Grupo de Trabalho também pode desenvolver versões provisórias adicionais, continuando com as WCAG 2.2, em um curto período de tempo semelhante para fornecer suporte adicional enquanto a versão principal é concluída.
As informações e os componentes da interface do usuário devem ser apresentados em formas que possam ser percebidas pelo usuário.
Fornecer alternativas textuais para qualquer conteúdo não textual, para que possa ser transformado em outras formas de acordo com as necessidades dos usuários, tais como impressão com tamanho de fontes maiores, braille, fala, símbolos ou linguagem mais simples.
(Nível A)
Todo o conteúdo não textual que é exibido ao usuário tem uma alternativa textual que serve a um propósito equivalente, exceto para as situações indicadas abaixo.
Se o conteúdo não textual for um controle ou aceitar a entrada de dados por parte do usuário, então esse conteúdo não textual possui um nome que descreve a sua finalidade. (Consultar o Critério de Sucesso 4.1.2 para requisitos adicionais de controles e conteúdo que aceitam entrada de dados por parte do usuário)
Se o conteúdo não textual consiste em mídia baseada em tempo, então as alternativas textuais fornecem, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual (Consulte a Diretriz 1.2 para obter os requisitos adicionais para mídia).
Se o conteúdo não textual for um teste ou um exercício, que ficaria inválido se fosse apresentado em texto, então as alternativas textuais fornecem, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual.
Se a finalidade do conteúdo não textual for, essencialmente, criar uma experiência sensorial específica, então as alternativas textuais fornecem, no mínimo, uma identificação descritiva do conteúdo não textual.
Se a finalidade do conteúdo não textual for confirmar que o conteúdo está sendo acessado por uma pessoa e não por um computador, então devem ser fornecidas alternativas textuais que identificam e descrevem a finalidade do conteúdo não textual. Formas alternativas de CAPTCHA, que utilizam modos de saída para diferentes tipos de percepção sensorial, devem ser apresentadas para atender diferentes deficiências.
Se o conteúdo não textual for meramente decorativo, se for utilizado apenas para formatação visual, ou se não for exibido aos usuários, então esse conteúdo não textual deve ser implementado de uma forma que possa ser ignorado pelas tecnologias assistivas.
Fornecer alternativas para mídias baseadas em tempo.
(Nível A)
For prerecorded audio-only and prerecorded video-only media, the following are true, except when the audio or video is a media alternative for text and is clearly labeled as such:
É fornecida uma alternativa para mídia com base em tempo que apresenta informação equivalente para o conteúdo composto por apenas áudio pré-gravado.
É fornecida uma alternativa em mídia com base em tempo ou uma faixa de áudio que apresenta informação equivalente para o conteúdo apenas de vídeo pré-gravado.
(Nível A)
Uma alternativa para mídia com base ou uma audiodescrição do conteúdo em vídeo pré-gravado é fornecida para mídia sincronizada, exceto quando a mídia é uma alternativa ao texto e for claramente identificada como tal.
(Nível AA)
É fornecida audiodescrição para todo o conteúdo de vídeo pré-gravado existente em mídia sincronizada.
(Nível AAA)
É fornecida interpretação em língua de sinais para todo o conteúdo de audio pré-gravado existente em um conteúdo em mídia sincronizada.
(Nível AAA)
Quando as pausas no áudio de primeiro plano forem insuficientes para permitir que as audiodescrições transmitam o sentido do vídeo, é fornecida uma audiodescrição estendida para todo o vídeo pré-gravado existente no conteúdo em mídia sincronizada.
(Nível AAA)
É fornecida uma alternativa para mídia com base em tempo para todo o conteúdo existente em mídia sincronizada pré-gravada e para a todo o conteúdo multimídia composto por apenas vídeo pré-gravado.
(Nível AAA)
É fornecida uma alternativa para mídia com base em tempo que apresenta informações equivalentes para conteúdo apenas áudio ao vivo .
Criar conteúdo que pode ser apresentado de diferentes maneiras (por exemplo um layout simplificado) sem perder informação ou estrutura.
(Nível A)
As informações, a estrutura,e os relacionamentos transmitidos através de apresentação podem ser determinados por meio de código de programação ou estão disponíveis no texto.
(Nível A)
Quando a sequência na qual o conteúdo é apresentado afeta o seu significado, uma sequência de leitura correta pode ser determinada por meio de código de programação.
(Nível A)
As instruções fornecidas para compreender e utilizar o conteúdo não dependem somente das características sensoriais dos componentes, tais como forma, cor, tamanho, localização visual, orientação ou som.
Para requisitos relacionados com a cor, consulte a Diretriz 1.4.
(Nível AA)
O conteúdo não restringe sua visualização e operação a uma única orientação de exibição, como um retrato ou uma paisagem, a menos que uma orientação de exibição específica seja essencial.
Exemplos em que uma determinada orientação de exibição pode ser essencial são uma verificação de banco, uma aplicação de piano, slides para projetor ou televisão ou conteúdo de realidade virtual em que a orientação de exibição binária não seja aplicável.
(Nível AA)
A finalidade de cada campo de entrada que coleta informações sobre o usuário pode ser determinada de forma programática quando:
(Nível AAA)
Em conteúdo implementado que utiliza linguagens de marcação, a finalidade dos Componentes de Interface de Usuário, ícones, e regiões podem ser determinados programaticamente.
Facilitar a audição e a visualização de conteúdo aos usuários, incluindo a separação entre o primeiro plano e o plano de fundo.
(Nível A)
(em inglês)A cor não é utilizada como o único meio visual de transmitir informações, indicar uma ação, pedir uma resposta ou distinguir um elemento visual.
Este critério de sucesso aborda especificamente a percepção de cores. Outras formas de percepção são abordadas na Diretriz 1.3 incluindo o acesso às cores por meio de código de programação e a outra codificação da apresentação visual.
(Nível A)
Se qualquer áudio em uma página web tocar automaticamente durante mais de 3 segundos, deve estar disponível um mecanismo para fazer uma pausa ou parar o áudio, ou um mecanismo para controlar o volume do áudio, independentemente do nível global de volume do sistema deve disponibilizar.
Uma vez que qualquer conteúdo que não cumpra este critério de sucesso pode interferir na capacidade de um usuário de usar toda a página, todo o conteúdo da página web (quer seja ou não utilizado para cumprir outros critérios de sucesso) deve atender este critério de sucesso. Consulte o Requisito de Conformidade 5: Não-Interferência.
(Nível AA)
A apresentação visual de texto e imagens de texto tem uma relação de contraste de of at least 4.5:1, no mínimo, 4.5:1, exceto para o seguinte:
Texto em tamanho grande e as imagens compostas por texto em tamanho grande têm uma relação de contraste de, no mínimo, 3:1;
O texto ou imagens de texto que fazem parte de umcomponente de interface de usuárioinativo, que são meramente decorativos, que não estão visíveis para ninguém, ou que são parte de uma imagem que inclui outro conteúdo visual significativo, não têm requisito de contraste.
O texto que faz parte de um logotipo ou marca comercial não tem requisito mínimo de contraste.
(Nível AA)
Exceto para legendas e imagens de texto, o texto pode ser redimensionado sem tecnologia assistiva até 200 por cento sem perder conteúdo ou funcionalidade.
(Nível AA)
Se as tecnologias que estiverem sendo utilizadas puderem proporcionar a apresentação visual, é utilizado texto para transmitir informações em vez de imagens de texto exceto para o seguinte:
A imagem de texto pode ser visualmente personalizada de acordo com os requisitos do usuário;
Uma determinada apresentação de texto é essencial para as informações que serão transmitidas.
Os logotipos (texto que faz parte de um logotipo ou marca comercial) são considerados essenciais.
(Nível AAA)
A apresentação visual do texto e imagens de texto tem uma relação de contraste de, no mínimo, 7:1, exceto para as seguintes situações:
Texto em tamanho grande e as imagens compostas por texto em tamanho grande têm uma relação de contraste de, no mínimo, 4.5:1;
O texto ou as imagens de texto que fazem parte de um componente de interface de usuário inativo, que são meramente decorativos, que não estão visíveis para ninguém, ou que fazem parte de uma imagem que inclui outro conteúdo visual significativo, não têm requisito de contraste.
O texto que faz parte de um logotipo ou marca comercial não tem requisito de contraste.
(Nível AAA)
Para conteúdo composto por apenas áudio |pré-gravado que (1) contenha essencialmente fala em primeiro plano, (2) não seja um CAPTCHA de áudio ou logotipo de áudio, e (3) não seja vocalização com o objetivo de ser, essencialmente, expressão musical, tal como cantar ou fazer batidas, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:
O áudio não contém sons de fundo.
Os sons de fundo podem ser desligados.
Os sons de fundo são, no mínimo, 20 decibéis mais baixos que o conteúdo da voz em primeiro plano, com a exceção de sons ocasionais que duram apenas um ou dois segundos.
De acordo com a definição de "decibel", o som de fundo que cumprir este requisito será, aproximadamente, quatro vezes mais baixo do que o conteúdo de voz em primeiro plano.
(Nível AAA)
1.4.8 Apresentação Visual: Para a apresentação visual de blocos de texto, um mecanismo está disponível para se obter o seguinte:
(Nível AAA)
As imagens de texto só são utilizadas por questões meramente decorativas ou quando uma determinada apresentação de texto é essencial para a informação que está sendo transmitida.
Os logotipos (texto que faz parte de um logotipo ou marca comercial) são considerados essenciais.
(Nível AA)
O conteúdo pode ser apresentado sem perda de informação ou funcionalidade e sem exigir rolagem em duas dimensões para:
Exceto por partes do conteúdo que requerem layout bidimensional para uso ou significado.
320 pixels CSS equivalem a uma largura de viewport inicial de 1.280 pixels de largura, com zoom de 400%. Para conteúdo da Web projetado para rolar horizontalmente (por exemplo, com texto vertical), os 256 pixels CSS equivalem a uma altura inicial da janela de exibição de 1024px a 400% de zoom.
Exemplos de conteúdos que exigem layout bidimensional são imagens, mapas, diagramas, vídeos, jogos, apresentações, tabelas de dados e interfaces em que seja necessário manter barras de ferramentas à vista ao se manipular conteúdo.
(Nível AA)
A apresentação visual a seguir tem um relação de contraste de pelo menos 3:1 contra cor(es) adjacente(s):
(Nível AA)
No conteúdo implementado utilizando linguagens de marcação que suportam as seguintes propriedades de estilo de texto, nenhuma perda de conteúdo ou funcionalidade ocorre pela configuração de todos os itens a seguir e pela alteração de nenhuma outra propriedade de estilo:
Exceção: linguagens humanas e scripts que não fazem uso de uma ou mais dessas propriedades de estilo de texto em textos escritos podem conformar-se utilizando somente propriedades existentes para essa combinação de linguagem e script.
(Nível AA)
Ao receber e então remover o ponteiro do mouse ou do foco do teclado aciona o conteúdo adicional o tornando visível e então oculto, o itens seguintes são verdadeiros:
Exceção: a apresentação visual de conteúdo adicional é controlada pelo agente de usuário e não é modificada pelo autor.
Exemplos de conteúdos adicionais controlados pelo agente de usuário tooltips de navegador criadas por meio do uso do title
do HTML.
Tooltips personalizados, submenus e outros popups não modais exibidos ao passar o cursor e foco do cursor são exemplos de conteúdos adicionais cobertos por esse critério.
Os componentes de interface de usuário e a navegação devem ser operáveis.
Fazer com que toda funcionalidade fique disponível a partir de um teclado.
(Nível A)
Toda a funcionalidade do conteúdo é operável através de uma interface de teclado sem requerer temporizações específicas para digitação individual, exceto quando a função subjacente requer entrada de dados que dependa da cadeia de movimento do usuário e não apenas dos pontos finais.
Esta exceção diz respeito à função subjacente, não à técnica de entrada de dados. Por exemplo, se utilizar escrita manual para introduzir texto, a técnica de entrada de dados (escrita manual) requer entrada de dados dependente de caminho, mas a função subjacente (entrada de texto) não.
Isto não proíbe, e não deve desencorajar, a entrada de dados através do mouse ou outros métodos de entrada de dados em conjunto à operação com o teclado.
(Nível A)
Se o foco do teclado puder ser movido para um componente da página utilizando uma interface de teclado, então o foco pode ser retirado desse componente utilizando apenas uma interface de teclado e, se for necessário mais do que as setas do cursor ou tabulação ou outros métodos de saída normalmente utilizados, o usuário deve ser informado sobre o método para retirar o foco.
Uma vez que qualquer conteúdo que não cumpra este critério de sucesso pode interferir com a capacidade de um usuário usar toda a página, todo o conteúdo da página web (quer seja utilizado para cumprir outros critérios de sucesso ou não) tem que cumprir este critério de sucesso. Consulte o Requisito de Conformidade 5: Não-Interferência.
(Nível AAA)
Toda a funcionalidade do conteúdo é operável através de uma interface de teclado sem requerer temporizações específicas para digitação individual.
(Nível A)
Se um atalho de teclado é implementado no conteúdo utilizando apenas letras (incluindo letras maiúsculas e minúsculas), pontuação, números ou símbolos, então ao menos um dos itens é verdadeiro:
Fornecer aos usuários tempo suficiente para ler e utilizar o conteúdo.
(Nível A)
Para cada limite de tempo definido pelo conteúdo, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:
O usuário pode desligar o limite de tempo antes de atingi-lo; ou
O usuário pode ajustar o limite de tempo antes de atingi-lo, num intervalo de, no mínimo, dez vezes mais do que a configuração padrão; ou
O usuário é avisado antes de o tempo expirar e tem, no mínimo, 20 segundos para prolongar o limite de tempo com uma simples ação (por exemplo, "pressionar a barra de espaços"), e o usuário pode prolongar o limite de tempo, no mínimo, dez vezes; ou
O limite de tempo é uma parte necessária de um evento em tempo real (por exemplo, um leilão), e não é possível nenhuma alternativa ao limite de tempo; ou
O limite de tempo é essencial e prolongá-lo invalidaria a atividade; ou
O limite de tempo é superior a 20 horas.
Este critério de sucesso ajuda a garantir que os usuários possam executar tarefas sem alterações inesperadas no conteúdo ou contexto, que são resultados de um limite de tempo. Este critério de sucesso deve ser considerado em conjunto com o Critério de Sucesso 3.2.1, que impõe limites nas alterações de conteúdo ou contexto como resultado da ação do usuário.
(Nível A)
Para informações em movimento, em modo intermitente, em deslocamento ou em atualização automática, todas as seguintes afirmações são verdadeiras:
Para quaisquer informações em movimento, em modo intermitente ou em deslocamento, que (1) sejam iniciadas automaticamente, (2) durem mais de cinco segundos, e (3) sejam apresentadas em paralelo com outro conteúdo, existe um mecanismo para o usuário colocar em pausa, parar, ou ocultar as mesmas, a menos que o movimento, o modo intermitente ou o deslocamento façam parte de uma atividade, na qual sejam essenciais; e
Para quaisquer informações em atualização automática, que (1) sejam iniciadas automaticamente e (2) sejam apresentadas em paralelo com outro conteúdo, existe um mecanismo para o usuário colocar em pausa, parar ou ocultar as mesmas, ou controlar a frequência da atualização, a menos que a atualização automática faça parte de uma atividade, onde é essencial.
Para obter requisitos relacionados com conteúdo em modo intermitente ou em modo piscando, consulte a Diretriz 2.3.
Uma vez que qualquer conteúdo que não cumpra este critério de sucesso pode interferir com a capacidade de um usuário de usar toda a página, todo o conteúdo da página web (quer seja ou não utilizado para cumprir outros critérios de sucesso) tem que cumprir este critério de sucesso. Consulte o Requisito de Conformidade 5: Não-Interferência.
O conteúdo que é atualizado periodicamente por software ou que é transmitido ao agente do usuário não tem obrigação de preservar ou apresentar as informações geradas ou recebidas entre o início de uma pausa e a continuação da apresentação, uma vez que pode não ser tecnicamente possível e, em muitas situações, pode ser confuso fazê-lo.
Uma animação que ocorra como parte de uma fase de pré-carregamento ou situação semelhante pode ser considerada essencial se a interação não puder ocorrer durante essa fase para todos os usuários e se a não indicação do progresso puder confundir os usuários e levá-los a pensar que o conteúdo está congelado ou danificado.
(Nível AAA)
A temporização não é uma parte essencial do evento ou da atividade apresentada pelo conteúdo, exceto para mídia sincronizada não interativa e eventos em tempo real. .
(Nível AAA)
As interrupções podem ser adiadas ou suprimidas pelo usuário, exceto interrupções que envolvam uma emergência.
(Nível AAA)
Quando uma seção autenticada expira, o usuário pode continuar a atividade sem perder dados após a nova autenticação.
(Nível AAA)
Os usuários são avisados sobre a duração de qualquer inatividade do usuário que possa causar perda de dados, a menos que os dados sejam preservados quando o usuário não realizar nenhuma ação por mais de 20 horas.
Os regulamentos de privacidade podem exigir o consentimento explícito do usuário antes que a identificação do usuário seja autenticada e antes que os dados do usuário sejam preservados. Nos casos em que o usuário é menor, o consentimento explícito não pode ser solicitado na maioria das jurisdições, países ou regiões. Aconselha-se consulta com profissionais de privacidade e assessoria jurídica ao se considerar a preservação de dados como uma abordagem para satisfazer esse critério de sucesso.
Não criar conteúdo de uma forma conhecida por causar convulsões e reações físicas.
(Nível A)
As páginas web não incluem nenhum conteúdo que pisque mais de três vezes no período de um segundo, ou o flash encontra-se abaixo dos limites de flash universal e flash vermelho..
Uma vez que qualquer conteúdo que não cumpra este critério de sucesso pode interferir com a capacidade de um usuário de usar toda a página, todo o conteúdo da página web (quer seja ou não utilizado para cumprir outros critérios de sucesso) tem que cumprir este critério de sucesso. Consulte o Requisito de Conformidade 5: Não-Interferência.
(Nível AAA)
As páginas web não incluem qualquer conteúdo que pisca mais de três vezes no período de um segundo.
(Nível AAA)
A animação de movimento acionada por interação pode ser desativada, a menos que a animação seja essencial para a funcionalidade ou para as informações transmitidas.
Torna mais fácil para os usuários operar a funcionalidade por meio de várias entradas além do teclado.
(Nível A)
Todas as funcionalidades que utilizam gestos multiponto ou baseados em caminhos para operação podem ser operadas com um único ponteiro sem um gesto baseado em caminho, a menos que um gesto multiponto ou baseado em caminho seja essencial.
Essa exigência se aplica a conteúdo Web que interpreta ações de ponteiro (por exemplo, isto não se aplica a ações exigidas para operar o agente de usuário ou tecnologia assistiva).
(Nível A)
Para funcionalidade que pode ser operada usando um único ponteiro, pelo menos um dos seguintes itens é verdadeiro:
As funções que emulam uma tecla ou um teclado numérico de teclas pressionáveis são consideradas essenciais.
Este requisito se aplica a conteúdo Web que interpreta ações de ponteiro (por exemplo, isto não se aplica a ações necessárias para operar o agente de usuário ou a tecnologia assistiva).
(Nível A)
Para componentes de interface de usuário com rótulos que incluem texto ou imagens de texto, o nome contém o texto presente visualmente.
A melhor prática é ter o texto do rótulo no começo do nome.
(Nível A)
A funcionalidade que pode ser operada pelo movimento do dispositivo ou movimento do usuário pode também ser operada por componentes de interface de usuário e a resposta ao movimento pode ser desativada para evitar atuação acidental, exceto quando:
(Nível AAA)
O tamanho do alvo para entradas de ponteiro é pelo menos 44 por 44 pixels CSS exceto quando:
(Nível AAA)
O conteúdo da Web não restringe o uso de modalidades de entrada disponíveis em uma plataforma, exceto quando a restrição é essencial, necessária para garantir a segurança do conteúdo ou obrigada a respeitar as configurações do usuário.
A informação e a operação da interface de usuário devem ser compreensíveis.
Tornar o conteúdo do texto legível e compreensível.
(Nível A)
O idioma humano pré-definido de cada página web pode ser determinado por meio de código de programação.
(Nível AA)
O idioma de cada passagem ou frase no conteúdo pode ser determinado por meio de código de programação exceto para nomes próprios, termos técnicos, palavras de idioma indeterminado e palavras ou frases que se tornaram parte do vernáculo do texto que as envolve.
(Nível AAA)
Um mecanismo para identificar definições específicas de palavras ou expressões utilizadas de uma forma restrita e incomum está disponível, incluindo expressões idiomáticas e jargões.
(Nível AAA)
Está disponível um mecanismo para identificar a forma expandida ou o significado das abreviaturas.
(Nível AAA)
Quando o texto exigir uma capacidade de leitura mais avançada do que o nível de educação secundário inferior (equivalente no Brasil aos últimos anos do ensino fundamental), após a remoção dos nomes próprios e títulos adequados, um conteúdo suplementar, ou uma versão que não exija uma capacidade de leitura mais avançada do que o nível de educação secundário inferior (equivalente no Brasil aos últimos anos do ensino fundamental) está disponível.
(Nível AAA)
Um mecanismo está disponível para identificar a pronúncia específica de palavras, onde o significado das mesmas, no contexto, é ambíguo se a pronúncia não for conhecida.
Fazer com que as páginas web apareçam e funcionem de modo previsível.
(Nível A)
Quando qualquer componente de interface do usuário recebe o foco, não inicia uma alteração de contexto. (Nível A)
(Nível A)
Alterar a definição de um componente de interface de usuário não provoca, automaticamente uma alteração de contexto a menos que o usuário tenha sido avisado sobre esse comportamento antes de utilizar o componente.
(Nível AA)
(em inglês)Os componentes que têm a mesma funcionalidade em um conjunto de páginas web são identificados de forma consistente.
(Nível AAA)
As alterações de contexto são iniciadas apenas a pedido do usuário, ou um mecanismo para desativar essas alterações está disponível.
Ajudar os usuários a evitar e corrigir erros.
(Nível A)
Se um erro de entrada for automaticamente detectado, o item que apresenta erro é identificado e o erro é descrito para o usuário em texto.
(Nível A)
Rótulos ou instruções são fornecidos quando o conteúdo exigir a entrada de dados por parte do usuário.
(Nível AA)
Se um erro de entrada for automaticamente detectado e forem conhecidas sugestões de correção, então as sugestões são fornecidas ao usuário, a menos que coloque em risco a segurança ou o propósito do conteúdo.
(Nível AA)
Para páginas web que façam com que ocorram responsabilidades jurídicas ou transações financeiras para o usuário, que modificam ou eliminam dados controláveis pelo usuário em sistemas de armazenamento de dados, ou que enviem respostas de teste do usuário, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:
(Nível AAA)
Está disponível ajuda contextual.(Nível AAA)
Para páginas web que exijam que o usuário envie informações, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:
O conteúdo deve ser robusto o suficiente para poder ser interpretado de forma confiável por uma ampla variedade de agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.
Maximizar a compatibilidade entre os atuais e futuros agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.
(Nível A)
No conteúdo implementado utilizando linguagens de marcação, os elementos dispõem de tags completas de início e de fim, os elementos são aninhados de acordo com as respectivas especificações, os elementos não contêm atributos duplicados, e quaisquer IDs são exclusivos, exceto quando as especificações permitem estas características.
Tags de início e fim que não têm um carácter crítico na sua formação, ou seja, falta de um sinal de maior ou um atributo incorreto, não estão completas.
(Nível A)
Para todos os componentes de interface de usuário (incluindo, mas não se limitando a: elementos de formulário, links e componentes gerados por scripts), o nome e a função podem ser determinados por meio de código de programação; os estados, as propriedades e os valores, que possam ser definidos pelo usuário, podem ser definidos por meio de código de programação; e a notificação sobre alterações destes itens está disponível para os agentes de usuário, incluindo as tecnologias assistivas.
Este critério de sucesso destina-se, essencialmente, a autores da Web que desenvolvem ou criam os seus próprios componentes de interface de usuário. Por exemplo, os controles HTML normais já cumprem este critério de sucesso quando utilizados de acordo com a especificação.
(Nível AA)
Em conteúdo implementado que utiliza linguagens de marcação, as mensagens de status podem ser determinado por meio de código de programação por meio da função ou de propriedades, de modo que possam ser apresentadas ao usuário por tecnologias assistivas sem receber foco.
Esta seção apresenta os requisitos de conformidade para a versão WCAG 2.1. Ela também fornece informações sobre como apresentar reivindicações de conformidade, que são opcionais. Finalmente, descreve o que significa suporte a acessibilidade , uma vez que só as formas que suportam acessibilidade são confiáveis para conformidade. Em Compreendendo Conformidade (em inglês) há uma explicação mais completa sobre o conceito de suporte a acessibilidade.
O conteúdo principal das WCAG 2.1 é normativo e define requisitos que impactam as reinvindicações de conformidade. Material introdutório, apêndices, seções marcadas como "não normativas", diagramas, exemplos e notas são informativos (não normativos). O material não normativo fornece informações de consultoria para auxiliar na interpretação das diretrizes, mas não cria requisitos que afetem uma reinvindicação de conformidade.
As palavras-chave PODE, DEVE, NÃO DEVE, NÃO RECOMENDADO, RECOMENDADO, DEVERIA, E NÃO DEVERIA devem ser interpretadas como descrito em [RFC2119].
Para que uma página web esteja em conformidade com as WCAG 2.1, todos os seguintes requisitos de conformidade devem ser cumpridos:
Um dos seguintes níveis de conformidade é inteiramente cumprido.
Embora só se possa obter conformidade com os níveis estabelecidos, os autores são encorajados a comunicar (nas reivindicações) quaisquer progressos no sentido de cumprir os critérios de sucesso a partir de todos os níveis para além do nível de conformidade alcançado.
Não é recomendado que a conformidade Nível AAA seja requerida como política geral para sites inteiros porque, para alguns conteúdos, não é possível satisfazer todos os Critérios de Sucesso de Nível AAA.
A conformidade (e o nível de conformidade) aplica-se apenas a página(s) web inteiras, e não pode ser alcançada se parte de uma página web for excluída.
Para efeitos de determinação de conformidade, as alternativas a parte do conteúdo de uma página são consideradas como parte integrante dessa mesma página quando as alternativas puderem ser obtidas diretamente a partir da página, por exemplo, uma descrição longa ou uma apresentação alternativa em vídeo.
Os autores de páginas web que não possam cumprir os requisitos de conformidade devido ao conteúdo fora do seu controle, poderão apresentar uma Declaração de Conformidade Parcial.
Uma página inteira inclui cada variação da página que é automaticamente apresentada pela página para vários tamanhos de tela (por exemplo, variações em uma página da Web responsiva). Cada uma dessas variações precisa estar em conformidade (ou precisa ter uma versão alternativa em conformidade) para que a página inteira fique em conformidade.
Quando uma página web fizer parte de uma série de páginas web que apresentem um processo (por exemplo, uma sequência de passos necessários para executar uma atividade), todas as páginas web no processo devem estar em conformidade com o nível específico ou superior. (Não é possível obter conformidade com um determinado nível se uma das páginas do processo não estiver em conformidade com esse nível ou superior.)
Exemplo: Uma loja online tem uma série de páginas que são usadas para selecionar e comprar produtos. Todas as páginas que compõem essa série desde o início ao fim (checkout) estão em conformidade para que qualquer página que seja parte do processo fique em conformidade.
Só podemos confiar nas formas de uso da tecnologia que suportem a acessibilidade para satisfazer os critérios de sucesso. Qualquer informação ou funcionalidade que é fornecida de uma forma que não seja suportada pela acessibilidade está também disponível de uma forma com suporte a acessibilidade. (Consulte Compreendendo Com Suporte a Acessibilidade - em inglês).
Caso as tecnologias sejam utilizadas de um modo sem suporte a acessibilidade ,ou se não forem utilizadas em conformidade, isso não impede que os usuários acessem o restante da página. Além disso, a página web como um todo, continua a cumprir os requisitos de conformidade nas seguintes condições:
Além disso, os seguintes critérios de sucesso aplicam-se a todo o conteúdo da página, incluindo conteúdo do qual não se dependa para cumprir requisitos de conformidade, porque a falha no cumprimento destes requisitos poderá interferir com qualquer utilização da página:
Se uma página não puder estar em conformidade (por exemplo, uma página de teste de conformidade ou uma página de exemplo), não poderá ser incluída no âmbito da conformidade ou em uma reivindicação de conformidade.
Para obter mais informações, incluindo exemplos, consulte Compreendendo os Requisitos de Conformidade (em inglês).
A conformidade é definida apenas para páginas web. Contudo, poderá ser apresentada uma reivindicação de conformidade em relação a uma página, uma série de páginas ou múltiplas páginas web associadas.
As reivindicações de conformidade não são obrigatórias. Os autores podem estar em conformidade com as WCAG 2.1 sem fazerem reivindicação disso. No entanto, se for feita uma reivindicação de conformidade, então deve incluir a seguinte informação:
Uma breve descrição das páginas web, como, por exemplo, uma lista de URIs na qual a reivindicação é feita, incluindo ainda subdomínios que possam estar na reivindicação.
As páginas web podem ser descritas em lista por uma expressão que descreva todos os URIs incluídos na reivindicação.
Os produtos baseados na Web que não tiverem um URI antes da sua instalação no site Web do cliente poderão apresentar uma declaração de que o produto estaria em conformidade quando for instalado.
Se um logotipo de conformidade for usado, ele constituirá uma reivindicação, tendo por isso de ser acompanhado pelos componentes necessários de uma reivindicação de conformidade listados acima.
Além dos componentes necessários de uma reivindicação de conformidade acima referida, considere a disponibilização de informação adicional para apoiar os usuários. A informação adicional recomendada inclui:
Consulte Compreendendo Reivindicações de Conformidade (em inglês) para mais informações e exemplos de reivindicações de conformidade.
Consulte Compreendendo Metadados (em inglês) (em inglês) para mais informação sobre o uso de metadados nas reivindicações de conformidade.
Às vezes, são criadas páginas web que terão conteúdos adicionais acrescentados posteriormente. Por exemplo, um programa de correio eletrônico, um blog, um artigo que permita aos usuários adicionar comentários, ou aplicações que suportem conteúdos de contribuição do usuário. Outro exemplo seria uma página, tal como um portal ou site de notícias, composto por conteúdos agregados a partir de múltiplos colaboradores, ou sites que introduzem automaticamente conteúdo a partir de outras fontes ao longo do tempo, como ocorre quando os anúncios são inseridos de forma dinâmica.
Nestes casos, não é possível saber no momento da publicação original como vão ficar os conteúdos não controlados. É importante notar que os conteúdos não controlados podem afetar também a acessibilidade dos conteúdos controlados. Duas opções estão disponíveis::
A determinação de conformidade pode ser baseada no conhecimento existente. Se uma página deste tipo for monitorada e corrigida (o conteúdo que não está em conformidade é removido ou adaptado à conformidade) no prazo de dois dias úteis, então pode ser feita uma determinação ou reivindicação de conformidade, uma vez que a página está em conformidade, à exceção dos erros em conteúdos construídos de modo colaborativo externamente, que são corrigidos ou removidos assim que são encontrados. Não é possível fazer nenhuma reivindicação de conformidade se não for possível monitorar ou corrigir conteúdos que não estejam em conformidade;
OU
A "declaração de conformidade parcial" pode ser feita para uma página que não esteja em conformidade, mas que poderia ficar em conformidade se determinadas partes fossem removidas. A forma da declaração seria, "Esta página não está em conformidade, mas ficaria em conformidade com o nível X das WCAG 2.1 se as seguintes partes procedentes de fontes não controladas fossem removidas." Além disso, as seguintes informações também se aplicam a conteúdos não controlados, apresentados na declaração de conformidade parcial:
existisse suporte aUma "declaração de conformidade parcial por motivos de idioma" pode ser feita quando a página não está em conformidade, mas estaria se existisse suporte a acessibilidade para todo(s) o(s) idioma(s) utilizado(s) na página. A declaração seria, "Esta página não está em conformidade, mas ficaria em conformidade com o nível X das WCAG 2.1 se houvesse suporte a acessibilidade para o(s) seguinte(s) idioma(s):"
forma abreviada de uma palavra, expressão ou nome, onde a abreviação não se torna parte da língua
Isto inclui siglas e acrônimos, onde:
siglas são formas abreviadas de um nome ou frase criadas a partir das letras iniciais das palavras ou sílabas contidas neste nome ou frase
Nota 1: Não definidas em todos os idiomas.
Exemplo 1: SNCF é a sigla em francês que contém as letras iniciais de Société Nationale des Chemins de Fer,a ferrovia nacional francesa.
Exemplo 2: ESP é uma sigla para extrasensory perception (percepções extrassensoriais).
acrônimos são formas abreviadas criadas a partir de letras iniciais ou parte de outras palavras (em um nome ou expressão) que podem ser pronunciadas como uma palavra.
NOAA é um acrônimo criado a partir das letras iniciais de National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos.
Algumas empresas adotaram o que costumavam ser as iniciais como o próprio nome de suas empresas. Nesses casos, o novo nome da empresa são as letras (por exemplo: Ecma) e a palavra não é mais considerada uma abreviação.
qualquer software que obtenha e apresente conteúdos da Web aos usuários.
navegadores web, reprodutores de multimídia, plug-ins e outros programas — incluindo tecnologias assistivas — que ajudam a obter, apresentar e interagir com conteúdo da Web.
texto de ajuda que fornece informações relacionadas à função que está sendo executada atualmente.
Rótulos claros podem atuar como ajuda contextual.
alterações importantes no conteúdo da página web que, se efetuadas sem conhecimento do usuário, podem desorientar usuários que não são capazes de visualizar toda a página simultaneamente
As alterações de contexto incluem alterações de:
Uma alteração de conteúdo nem sempre é uma alteração de contexto. As alterações de conteúdo, tais como um contorno expansível, um menu dinâmico ou um controle de tabulação não alteram necessariamente o contexto, a menos que também alterem um dos quatro indicados acima (por exemplo, o foco).
Abrir uma nova janela, mover o foco para um componente diferente, acessar uma nova página (incluindo qualquer coisa que pareça que o usuário tenha deslocado algo para uma nova página) ou reorganizar significativamente o conteúdo de uma página, são exemplos de alterações de contexto.
Texto que está associado por meio de código de programação a conteúdo não textual referido a partir de texto associado por meio de código de programação a conteúdo não textual. O texto associado por meio de código de programação é aquele cuja localização pode ser determinada por meio de código de programação a partir do conteúdo não textual.
Uma imagem de um gráfico é descrita em texto no parágrafo após o gráfico. A alternativa em texto abreviado para o gráfico indica que uma descrição é apresentada em seguida.
Para mais informações, consulte Compreendendo Alternativas em Texto (em inglês).
documento que inclui descrições em texto, corretamente sequenciadas, de informações visuais e auditivas baseadas em tempo, e que fornece um meio para atingir os resultados de qualquer interação baseada no tempo
Uma apresentação utilizada para criar conteúdo de mídia sincronizada somente cumpre esta definição se tiver sido corrigida para representar, de forma precisa, a mídia sincronizada final após a edição.
região da exibição que aceitará uma ação de ponteiro, como a área interativa de um componente de interface de usuário
Caso dois ou mais alvos de toque estiverem se sobrepondo, a área de sobreposição não deve ser incluída na medida do Tamanho da Área Clicável, exceto quando os alvos sobrepostos executam a mesma ação ou abrem a mesma página.
a finalidade não pode ser determinada a partir do link e de toda a informação da página web apresentada ao usuário simultaneamente com o link (por exemplo, os leitores sem deficiências não saberiam qual a finalidade de um link até que fosse ativado)
A palavra "goiaba" na seguinte frase "Uma das maiores exportações é a goiaba" corresponde a um link. O link pode conduzir a uma definição de goiaba, a um gráfico que apresenta a quantidade de goiabas exportadas ou a uma fotografia de pessoas colhendo goiabas. Todos os leitores só poderão saber depois de ativarem o link e, neste caso, a pessoa com deficiência não se encontra em qualquer desvantagem
adição de passos entre condições para criar ilusão de movimento ou para dar uma sensação de transição suave
Por exemplo, um elemento que se posiciona ou muda de tamanho enquanto aparece é considerado animado. Um elemento que aparece instantaneamente sem transição não está usando animação. Animação de movimento não inclui mudanças de coloração, desfoque ou opacidade.
informação obtida a partir de um evento real e transmitida em tempo real ao receptor com não mais que o atraso proveniente da transmissão.
Um atraso na transmissão consiste em um pequeno atraso (normalmente automatizado) utilizado, por exemplo, para dar tempo ao transmissor de sinalizar ou censurar a transmissão do áudio (ou vídeo), mas não é suficiente para permitir uma edição significativa.
Se a informação for totalmente gerada por computador, então não é ao vivo.
uma apresentação baseada em tempo que contém apenas áudio (sem vídeo e sem interação)
uma apresentação baseada em tempo que contém apenas video (sem áudio e sem interação)
composição do conteúdo de forma a ser compreendido pelos usuários.
imagem criada por uma disposição espacial de caracteres ou glifos (normalmente, a partir dos 95 caracteres imprimíveis definidos pelo ASCII).
meios alternativos de desencadear uma ação pressionando uma ou mais teclas
a tecnologia de reprodução de som
O áudio pode ser criado sinteticamente (incluindo a síntese de fala), gravado a partir de sons reais, ou ambos.
narração adicionada à trilha sonora para descrever detalhes visuais importantes que não podem ser compreendidos a partir apenas da trilha sonora principal
A audiodescrição de vídeo fornece informações sobre ações, personagens, mudanças de cenário, textos na tela e outro conteúdo visual.
Na audiodescrição padrão, a narração é adicionada durante as pausas existentes no diálogo. (Consulte também a audiodescrição estendida.)
Se todas as informações sobre o vídeo já estão disponíveis no áudio, não é necessária qualquer audiodescrição adicional.
Também designada por "vídeo-descrição" e "narrativa descritiva".
audiodescrição que é adicionada a uma apresentação audiovisual através da pausa no vídeo,dessa forma há tempo para adicionar a descrição estendida
Esta técnica só é utilizada se o sentido do vídeo se perder sem a audiodescrição e as pausas entre o diálogo/narração forem curtas demais.
mais de uma frase de texto.
iniciais de "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart" (Teste Público de Turing Completamente Automatizado para Diferenciar Computadores e Humanos).
Os testes CAPTCHA implicam, muitas vezes, pedir ao usuário para digitar texto que é apresentado em uma imagem obscura ou em um arquivo de áudio.
Um teste de Turing é qualquer sistema de testes concebido para diferenciar um humano de um computador. O nome provém de um famoso cientista de informática, chamado Alan Turing. O termo foi criado por pesquisadores da Carnegie Mellon University.
parte do conteúdo que é percebido pelos usuários como um único controle para uma função específica.
É possível implementar vários componentes de interface de usuário como um único elemento programático. Esses componentes não estão relacionados às técnicas de programação, mas sim ao que o usuário entende como sendo controles independentes.
Uma miniaplicação tem um "controle" que pode ser utilizado para se deslocar através de conteúdos por linha, por página ou por acesso aleatório. Uma vez que cada um destes controles necessita de um nome e de ser ajustado de forma independente, cada um deles torna-se "componente da interface de usuário."
Os componentes da interface de usuário incluem elementos de um formulário e links, bem como componentes gerados por scripts.
O que se entende aqui por "componente" ou "componente de interface de usuário" também é às vezes chamado de "elemento de interface de usuário".
o conteúdo não está em conformidade caso esta tecnologia seja desligada ou não seja suportada
cumprir todos os requisitos de um determinado padrão, diretriz ou especificação
um grupo de páginas web que compartilha um objetivo comum e que são criadas pelo mesmo autor, grupo ou organização
Os exemplos incluem uma publicação dividida em várias páginas da Web, onde cada página contém um capítulo ou outra seção significativa do trabalho. A publicação é logicamente uma única unidade contígua e contém recursos de navegação que permitem o acesso ao conjunto completo de páginas.
Versões de línguas diferentes são consideradas como sendo conjuntos diferentes de páginas web.
informação adicional que pode ser determinada por meio de código de programação a partir de relações com um link, combinada com o texto de link e apresentada aos usuários de diferentes maneiras
Em HTML, a informação que é determinada por meio de código de programação a partir de um link em inglês inclui texto que se encontra no mesmo parágrafo, lista ou célula de uma tabela como sendo o link, ou em uma célula de cabeçalho em uma tabela associado a célula da tabela que contém o link.
Uma vez que os leitores de tela interpretam a pontuação, eles também podem fornecer o contexto da frase atual, quando o foco está em um link nessa frase.
informação e experiência sensorial a serem comunicadas ao usuário através de um agente de usuário, incluindo o código ou a marcação que define a estrutura do conteúdo, a apresentação , e as interações.
qualquer conteúdo que não seja uma sequência de caracteres que possa ser determinado por meio de código de programação ou onde a sequência não exprima algo em linguagem humana
Isto inclui arte ASCII (que consiste em um padrão de caracteres), emoticons, leetspeak (que utiliza a substituição de caracteres), e imagens que representem texto
conteúdo adicional que ilustra ou explica o conteúdo principal
Uma versão áudio de uma página web.
Uma ilustração de um processo complexo.
Um parágrafo que resume os principais resultados e recomendações obtidos numa pesquisa.
dados destinados a serem acessados pelos usuários
Isto não se refere, por exemplo, a registros de Internet (logs) e dados de monitoração de mecanismos de busca.
Campos de nome e endereço de uma conta de usuário.
determinado pelo software a partir de dados fornecidos pelo autor, de forma a que os diferentes agentes de usuário,incluindo tecnologias assistivas, possam extrair e apresentar esta informação aos usuários de diferentes maneiras
Determinado em uma linguagem de marcação a partir de elementos e atributos que são acessados diretamente através de tecnologias assistivas normalmente disponíveis.
Determinado a partir de tecnologias específicas de estrutura de dados, em uma linguagem que não é de marcação, e exposto à tecnologia assistiva através de uma API de acessibilidade, que é suportada por tecnologia assistiva facilmente disponível.
definido por software utilizando métodos que são suportados por agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas
evento da plataforma que ocorre quando o estímulo de acionamento de um ponteiro é deprimido
O down-event pode ter nomes diferentes em diferentes plataformas, tais como "touchstart" ou "mousedown".
retroceder e avançar entre dois estados visuais, de um modo destinado a chamar a atenção.
Consulte também o flash. É possível que algo seja grande o bastante e tenha luz intermitente suficientemente brilhante, na frequência correta, para também ser classificado como um flash.
interrompido por ação do usuário e não retomado até que seja novamente solicitado pelo mesmo
na maioria das telas comuns de computadores desktops/notebooks com viewport maximizado
Visto que as pessoas normalmente utilizam os seus computadores durante vários anos, recomendamos que não se sujeitem às mais recentes resoluções de computadores de desktops/notebooks, mas que, ao efetuar esta avaliação, considerem as resoluções mais comuns de computadores desktops/notebooks ao longo de vários anos.
uma repentina e inesperada situação que requer ação imediata para preservar a saúde, segurança ou propriedade
dispositivo de entrada que pode direcionar uma coordenada específica (ou um conjunto de coordenadas) em uma tela, tal como um mouse, caneta ou contato de toque
Veja também Definição de eventos de ponteiro [eventosdeponteiro].
informação fornecida pelo usuário que não é aceita
Isto inclui:
se removido, alterará profundamente a informação ou funcionalidade do conteúdo, e a informação e a funcionalidade não podem ser obtidas de outra forma para ficarem em conformidade.
propriedade dinâmica que expressa características de um componente de interface de usuário, que pode mudar em resposta a uma ação de usuário ou a processos automatizados
Os estados não afetam a natureza do componente, mas representam dados associados ao componente ou às possibilidades de interação do usuário. Os exemplos incluem foco, passar o mouse, selecionar, pressionar, marcar, visitado/não visitado e expandir/recolher.
evento que a) ocorre ao mesmo tempo em que é visto e b) não é totalmente gerado pelo conteúdo
Uma Webcast de uma apresentação ao vivo (ocorre ao mesmo tempo em que é vista e não é pré-gravada).
Um leilão online com pessoas dando lances. (ocorre ao mesmo tempo em que é visto).
Indivíduos que interagem em um mundo virtual utilizando avatares (não é totalmente gerado pelo conteúdo e ocorre ao mesmo tempo em que é visto).
uma experiência sensorial que não é meramente decorativa e não transmite informação importante, nem desempenha nenhuma função
Os exemplos incluem a execução de um solo de flauta, trabalhos de artes visuais, etc.
expressão cujo significado não pode ser deduzido a partir do significado de palavras isoladas, e as palavras específicas não podem ser alteradas sem perder o seu sentido
as expressões idiomáticas não podem ser traduzidas diretamente, palavra por palavra, sem perder o seu sentido (cultural ou dependente da língua).
Exemplo 1: Em inglês, "spilling the beans" significa "revelar um segredo". Contudo, "knocking over the beans" (derrubar os feijões) ou "spilling the vegetables" (deixar cair os vegetais) não tem o mesmo significado.
Exemplo 2: Em japonês, a expressão "さじを投げる" traduz-se literalmente como "ele joga uma colher", mas significa que não existe mais nada que ele possa fazer e que, finalmente, ele desiste.
Exemplo 3: Em holandês, "Hij ging met de kippen op stok" traduz-se literalmente como "Deitou-se com as galinhas", mas significa que ele foi cedo para a cama.
natureza do resultado obtido pela ativação de um hyperlink.
um par de alterações opostas numa luminescência relativa que pode causar convulsões em algumas pessoas caso a exposição seja prolongada e ocorram em um determinado intervalo de frequência. range
Consulte limites de flash universal e flash vermelho para obter informações sobre tipos de flash que não são permitidos.
Consulte também em modo intermitente.
processos e resultados alcançáveis através da ação do usuário
texto ou número através do qual o software pode identificar a função de um componente em um conteúdo da Web
Exemplo: Um número que indica se uma imagem funciona como link, botão de comando ou caixa de verificação.
texto que foi convertido para um formato não textual (por exemplo, uma imagem) para se obter um determinado efeito visual
Isto não inclui texto pertencente a uma imagem que contenha outro conteúdo visual importante.
O nome de uma pessoa em um crachá em uma fotografia.
qualquer período de tempo contínuo em que não ocorrem ações de usuário
O método de rastreamento será determinado pelo website ou pela aplicação.
para fins informativos e não necessário por questões de conformidade
O conteúdo necessário por questões de conformidade está referenciado como "normativo."
interface utilizada pelo software para obter entradas por digitação
A interface de teclado permite aos usuários introduzir dados por teclado nos programas, mesmo que a tecnologia nativa não disponha de teclado.
Um PDA com tela sensível ao toque tem uma interface de teclado incorporada no seu sistema operacional, bem como uma conexão para teclados externos. As aplicações no PDA podem utilizar a interface para obter dados de entrada por teclado, quer a partir de um teclado externo, quer a partir de outras aplicações que forneçam dados de saída por teclados simulados, tais como sistemas de interpretação de caracteres manuscritos ou aplicações "voz-para-texto" com a funcionalidade de "emulação de teclado".
O funcionamento da aplicação (ou partes da aplicação) através de um emulador de teclado operado pelo mouse, tais como as MouseKeys, não a qualifica como sendo uma operação por interface de teclado porque a operação do programa é, neste caso, feita pela sua interface de dispositivo apontador e não pela sua interface de teclado.
tradução de uma língua, normalmente uma língua falada, para língua de sinais
As verdadeiras línguas de sinais são línguas independentes não relacionadas com a(s) língua(s) falada(s) no mesmo país ou região.
palavras utilizadas pelas pessoas de uma forma particular em um campo específico
A palavra StickyKeys (teclas presas) faz parte do jargão utilizado no contexto da tecnologia assistiva/acessibilidade.
sincronização visual e/ou alternativa em texto para informação de áudio, com ou sem fala, necessárias para compreender o conteúdo em mídia.
Estas legendas são semelhantes às legendas só de diálogo, exceto as que transmitem não só o conteúdo do diálogo falado, como também equivalentes à informação de áudio sem diálogo, necessários para compreender o conteúdo do programa, incluindo efeitos sonoros, música, risos, localização e identificação do interlocutor.
As legendas ocultas são equivalentes que podem ser ativadas e desativadas em alguns leitores multimídia.
As legendas abertas são legendas que não podem ser desativadas. Por exemplo, se as legendas forem imagens de texto equivalentes à parte visual, incorporadas no vídeo.
As legendas não devem ocultar nem obstruir informações relevantes do vídeo.
Em alguns países, as legendas de diálogo e de áudio e as legendas só de diálogo designam-se ambas por "legendas".
As audiodescrições podem ser legendadas, mas não obrigatoriamente, uma vez que são descrições de informações que já se encontram presentes visualmente.
um flash ou alteração rápida de sequência de imagem encontra-se abaixo do limite (por exemplo, conteúdo que passa) se qualquer uma das seguintes afirmações for verdadeira:
onde:
Exceção: fazer um Flash que usa um padrão bom, balanceado, equivalente ao sinal aleatório de ruído branco ou ao padrão alternado de quadriculado com "quadrados" menores do que 0,1 grau (de um campo visual a uma distância de visualização típica), em um dos lados, não viola os limites.
Para softwares e conteúdo Web em geral, a utilização de um retângulo de 341 x 256 pixels em qualquer parte da área da tela apresentada quando o conteúdo é visualizado em 1024 x 768 pixels, fornecerá uma boa estimativa de um campo visual de 10 graus para tamanhos de tela e distâncias de visualização normais (por ex., telas de 15 a 17 pol. a 22 a 26 pol.). (As telas de resoluções mais altas que mostram o mesmo conteúdo produzem imagens menores e seguras, por isso são as resoluções mais baixas que são utilizadas para definir os limites.)
Uma transição é a alteração na luminescência relativa (ou luminescência relativa/cor para flash vermelho) entre altos e baixos adjacentes em um plano de medida de luminescência relativa (ou luminescência relativa/cor para flash vermelho) em comparação com o tempo. Um flash consiste em duas transições contrárias.
A atual definição no campo para "par de transições contrárias, envolvendo um vermelho intenso" indica que, para cada um ou ambos os estados envolvidos em cada transição, R/(R+ G + B) >= 0,8, e a alteração no valor de (R-G-B)x320 é > 20 (valores negativos de (R-G-B)x320 estão definidos para zero) para ambas as transições. Os valores R, G, B variam entre 0 a 1, conforme especificado na definição de “luminescência relativa”. [HARDING-BINNIE]
Estão disponíveis ferramentas que irão executar uma análise a partir da captura de tela de vídeo. Contudo, não é necessária nenhuma ferramenta para avaliar esta condição, se o flash for inferior ou igual a 3 flashes em um segundo. O conteúdo passa automaticamente (consulte #1 e #2 acima).
uma língua que utiliza combinações de movimentos das mãos e dos braços, expressões faciais ou posições corporais para transmitir significados
linguagem que é falada, escrita ou expressa (por meio visual ou tátil) para comunicar-se com os humanos
Consulte também língua de sinais.
a luminosidade relativa de um ponto qualquer em um espaço de cor, padronizado em 0 para o preto mais escuro e 1 para o branco mais claro
Para o espaço de cor sRGB, a luminescência relativa de uma cor é definida como L = 0,2126 * R + 0.7152 * G + 0.0722 * B em que R, G e B são definidos da seguinte forma:
e RsRGB, GsRGB, e BsRGB são definidos da seguinte forma:
O caractere "^" representa o operador de exponenciação. (Fórmula obtida a partir de [sRGB] e [IEC-4WD]).
Praticamente todos os sistemas utilizados atualmente para visualizar conteúdos da Web assumem a codificação sRGB. Exceto quando se sabe que será utilizado outro espaço de cor para processar e visualizar o conteúdo, os autores deverão avaliar utilizando o espaço de cor sRGB. Caso utilize outros espaços de cor, consulte Compreendendo Critério de Sucesso 1.4.3 (em inglês).
Se, após a apresentação surgir um pontilhado, então será utilizado o valor da cor de origem. Para cores pontilhadas na origem, utilizar os valores médios das cores pontilhadas (média R, média G e média B).
Existem ferramentas que calculam automaticamente quando se testa o contraste e o flash.
Uma versão MathML da definição da luminescência relativa (em inglês) está disponível.
alteração no conteúdo que não é uma mudança de contexto, e que fornece informações ao usuário sobre o sucesso ou os resultados de uma ação, sobre o estado de espera de um aplicativo, sobre o andamento de um processo ou sobre a existência de erros
processo ou técnica para se alcançar um resultado
O mecanismo deve ser explicitamente oferecido ao usuário no conteúdo, ou pode-se confiar que será oferecido ou pela plataforma, ou pelos agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.
O mecanismo deve cumprir todos os critérios de sucesso para o nível de conformidade em questão.
que serve apenas um objetivo estético, não fornecendo informação e sem qualquer funcionalidade
O texto é meramente decorativo se as palavras puderem ser reorganizadas ou substituídas sem alterar a sua finalidade.
A capa de um dicionário com palavras aleatórias pouco proeminentes em plano de fundo.
o mesmo resultado quando utilizado
Um botão para submeter uma "pesquisa" em uma página web e um botão para "localizar" outras páginas web poderão ambos ter um campo que permita a introdução de uma palavra chave e apresentar tópicos no site da Web relacionados com a palavra submetida. Neste caso, teriam a mesma funcionalidade, mas não seriam rotulados de forma consistente.
a mesma posição em relação a outros itens
Considera-se que os itens se encontram na mesma ordem relativa, mesmo se forem inseridos ou retirados outros itens na ordem original. Por exemplo, a expansão de menus de navegação permite a introdução de um nível de detalhe adicional, ou a introdução de uma seção de navegação secundária na ordem de leitura.
mídia que não apresenta mais informação do que a que já se encontra presente em texto (diretamente ou por meio de textos alternativos)
É fornecida uma alternativa em mídia para texto aos que se beneficiam de representações alternativas de texto. As alternativas em mídia para texto podem ser compostas por apenas áudio, apenas vídeo (incluindo vídeo em língua de sinais) ou por áudio e vídeo.
áudio ou vídeo sincronizados com outro formato para apresentação de informações e/ou com componentes interativos baseados em tempo, a menos que a mídia seja uma mídia alternativa para texto que esteja claramente identificada como tal
navegado em uma ordem definida para avanço de foco (de um elemento para outro) utilizando uma interface de teclado
período de seis anos que tem início entre os cinco e os sete anos de idade, possivelmente sem existir qualquer ensino anterior
Esta definição baseia-se no Padrão Internacional de Classificação de Educação [UNESCO].
texto através do qual o software pode identificar um componente no conteúdo da Web para o usuário
O nome poderá estar oculto e ficar visível apenas através de tecnologia assistiva, ao passo que um rótulo está visível a todos os usuários. Em muitos casos (mas não todos), o nome e o rótulo são os mesmos.
Isto não está relacionado com o atributo name em HTML.
necessário para conformidade
Pode estar em conformidade com uma variedade de formas bem definidas para esse documento.
O conteúdo identificado como sendo "informativo" ou "não-normativo" nunca é exigido para conformidade.
um recurso não incorporado a partir de um único URI utilizando HTTP mais quaisquer outros recursos que sejam utilizados na apresentação ou destinados a serem apresentados em conjunto por um agente de usuário
Embora quaisquer "outros recursos" possam ser apresentados em conjunto com o recurso principal, não seriam necessariamente apresentados em simultâneo.
Para efeitos de conformidade com estas diretrizes, um recurso deve ser "não incorporado" no âmbito da conformidade, de forma a ser considerado uma página web.
Um recurso Web que inclui todas as imagens e mídias incorporadas.
Um programa Web de correio eletrônico construído utilizando Asynchronous JavaScript e XML (AJAX). O programa está totalmente hospedado em http://example.com/mail, mas inclui uma caixa de entrada, uma área de contatos e um calendário. São fornecidos links ou botões que permitem visualizar a caixa de entrada, os contatos ou o calendário, mas que não alteram o URI da página como um todo.
Um portal personalizável, em que os usuários podem escolher o conteúdo a partir de um conjunto de diferentes módulos de conteúdos.
Ao entrar em "http://shopping.example.com/" no seu navegador, você entra em um ambiente de compras interativo semelhante a um filme, em que se pode deslocar visualmente em uma loja, arrastar produtos das prateleiras ao seu redor e colocá-los em um carrinho de compras em sua frente. Ao clicar em um produto, este é apresentado com uma folha de especificações ao lado. Isto poderá ser um site da Web de apenas uma página, ou apenas uma única página dentro de um site da Web.
ângulo visual de aproximadamente 0,0213 graus
Um pixel CSS é a unidade canônica de medida para todos os comprimentos e medições em CSS. Essa unidade é independente de densidade e distinta dos pixels reais de hardware presentes em uma tela. Os agentes de usuário e sistemas operacionais devem garantir que um pixel CSS seja definido o mais próximo possível do pixel de referência dos valores e unidades do CSS Nível 3 [css3-values],que leva em consideração as dimensões físicas da exibição e a distância de visualização presumida ( fatores que não podem ser determinados por autores de conteúdo).
entrada de ponteiro que opera com um ponto de contato com a tela, incluindo toques e cliques únicos, toques e cliques duplos, pressionamentos longos e gestos baseados em caminho
informações que não são ao vivo
conjunto de ações do usuário, em que cada ação é necessária para executar uma atividade
Uso com sucesso de uma série de páginas web em um site de compras requer que os usuários visualizem produtos, preços e ofertas alternativas, selecionem produtos, façam uma compra, forneçam informações sobre o envio e sobre o pagamento.
Uma página de registo de conta requer o preenchimento correto de um teste de Turing antes de acessar o formulário de registo.
propriedade cujo valor determina a apresentação (por exemplo, fonte, cor, tamanho, localização, preenchimento, volume, prosódia de fala sintetizada) de elementos de conteúdo à medida que são renderizados (por exemplo, na tela, via alto-falante, via exibição braille) por agentes de usuário
Propriedades de estilo podem ter várias origens:
seção de conteúdo perceptível, programaticamente determinada
Em HTML, qualquer área designada com uma função de ponto de referência seria uma região.
(L1 + 0,05) / (L2 + 0,05), em que
As relações de contraste podem variar entre 1 a 21 (normalmente indicado por 1:1 a 21:1).
Uma vez que os autores não têm controle sobre as configurações do usuário, quanto à forma como o texto é apresentado, (por exemplo, suavização de fonte ou anti-aliasing), a relação de contraste para o texto pode ser avaliada com a opção pixelização desativada (anti-aliasing).
Para os propósitos dos Critérios de Sucesso 1.4.3 e 1.4.6, o contraste é medido respeitando o fundo no qual o texto é apresentando em utilização normal. Se não for especificada a cor de fundo, é assumida a cor branca.
Em utilização normal, a cor de fundo é a cor especificada do conteúdo sobre o qual o texto deve ser apresentado. É uma falha se não existir nenhuma cor de fundo especificada quando a cor do texto está especificada, uma vez que a cor de fundo predefinida do usuário é desconhecida e não pode ser suficientemente avaliada para contraste. Pela mesma razão, é uma falha se não existir nenhuma cor de texto especificada quando a cor de fundo está especificada.
Quando existir uma borda em volta da letra, a borda pode adicionar contraste e poderia ser utilizada para calcular o contraste entre a letra e o respectivo fundo. Uma borda fina em volta da letra é utilizada como a própria letra. Uma borda larga em volta da letra, que preenche os detalhes interiores da mesma, funciona como um halo e será considerado como fundo.
A conformidade das WCAG deve ser avaliada relativamente aos pares de cores especificados no conteúdo, onde o autor esperaria aparecer de modo adjacente em apresentação normal. Os autores não necessitam considerar apresentações incomuns, tais como alterações de cor efetuadas pelo agente de usuário, exceto quando provocadas pelo código produzido pelos autores.
associações coerentes entre unidades distintas de conteúdo
transações em que o indivíduo se compromete legalmente com uma obrigação ou benefício vinculativo.
Uma certidão de casamento, um conjunto de ações (financeira e jurídica), um testamento, um empréstimo, adoção, alistamento no exército, qualquer tipo de contrato, etc.
texto ou outro componente com uma alternativa em texto que é apresentado ao usuário para identificar um componente no conteúdo da Web.
O rótulo é apresentado a todos os usuários, ao passo que o nomepoderá estar oculto e ficar visível apenas através de tecnologia assistiva. Em muitos casos (mas não todos), o nome o nome e o rótulo são os mesmos.
O termo rótulo não está limitado ao elemento label em HTML.
o critério de sucesso não é avaliado como 'falso' quando aplicado à página
Uma parte independente de um conteúdo escrito que aborda um ou mais tópicos ou pensamentos relacionados
Uma seção pode consistir em um ou mais parágrafos e incluir gráficos, tabelas, listas e subseções.
qualquer sequência, em que as palavras e os parágrafos são apresentados em uma ordem que não altera o significado do conteúdo
suportado pelas tecnologias assistivas dos usuários, bem como pelas características de acessibilidade existentes nos navegadores Web e outros agentes de usuário.
Para qualificar o uso de uma tecnologia de conteúdo Web (ou característica de uma tecnologia) como suportado pela acessibilidade, essa tecnologia de conteúdo da Web (ou característica) deve cumprir ambos os pontos 1 e 2:
A forma como a tecnologia de conteúdo da Web é utilizada deve ser suportada por tecnologia assistiva dos usuários (AT). Isto significa que a interoperabilidade da utilização da tecnologia foi testada com a tecnologia assistiva dos usuários na linguagem humana (ou linguagens humanas) do conteúdo,
E
A tecnologia de conteúdo da Web deve ter agentes de usuário com suporte a acessibilidade disponíveis para os usuários. Isto significa que, no mínimo, uma das seguintes quatro afirmações é verdadeira:
A tecnologia é suportada de forma nativa em agentes de usuário amplamente distribuídos, que também tem suporte a acessibilidade (como HTML e CSS);
OU
A tecnologia é suportada em um plug-in amplamente distribuído, que também tem suporte a acessibilidade;
OU
O conteúdo está disponível em um ambiente fechado, tal como uma universidade ou rede empresarial, em que o agente de usuário requerido pela tecnologia e utilizado pela organização também tem suporte a acessibilidade;
OU
Os agentes de usuário que suportam a tecnologia tem suporte a acessibilidade e estão disponíveis para download ou compra de forma a:
O Grupo de Trabalho WCAG e o W3C não especificam qual ou quanto suporte para tecnologias assistivas deve ter uma determinada utilização de uma tecnologia Web, para que ela seja classificada como com suporte a acessibilidade. (Consulte o Nível de Suporte por Tecnologia Assistiva Necessário para que tenha "Suporte a Acessibilidade" - em inglês.)
As tecnologias Web podem ser utilizadas de formas que não suportem a acessibilidade, desde que não se dependa delas para conformidade e que a página como um todo cumpra os requisitos de conformidade, incluindo o Requisito de Conformidade 4 e Requisito de Conformidade 5.
Quando uma Tecnologia Web é utilizada de um modo com "suporte a acessibilidade", não implica que toda a tecnologia ou todos os seus usos sejam suportados. A maioria das tecnologias, incluindo HTML, não têm suporte para, no mínimo, uma característica ou utilização. As páginas só estão em conformidade com WCAG se pudermos confiar que os usos da tecnologia suportam a acessibilidade.
Ao mencionar tecnologias de conteúdo da Web que tenham várias versões, é necessário especificar as versões suportadas.
Uma das formas para os autores localizarem utilizações de uma tecnologia com suporte a acessibilidade é consultar compilações de utilizações que estão documentadas para ter suporte a acessibilidade. (Consulte Understanding Compreendendo Utilizações de Tecnologia Web com Suporte a Acessibilidade - em inglês.) Os autores, as empresas, os fornecedores de tecnologia ou outros, podem documentar formas de utilizar tecnologias de conteúdo da Web com suporte a acessibilidade. Contudo, é necessário que todas as formas de utilização de tecnologias na documentação cumpram a definição de tecnologias de conteúdo da Web com suporte a acessibilidade apresentada acima.
com, pelo menos, 18 pontos ou 14 pontos negrito, ou um tamanho de fonte que seja equivalente para fontes em Chinês, Japonês e Coreano (CJK)
fontes com traços extraordinariamente finos ou características incomuns, que reduzam a familiaridade dos seus formatos de letras, são mais difíceis de ler, especialmente com níveis de contraste mais baixos.
O tamanho da fonte é o tamanho em que o conteúdo é apresentado. Não inclui o redimensionamento que poderá ser feito pelo usuário.
O tamanho efetivo do caractere que o usuário vê depende do tamanho definido pelo autor e das definições de visualização do agente de usuário. Para muitas fontes do corpo de textos convencionais, 14 e 18 pontos é mais ou menos equivalente a 1,2 e 1,5 'em', ou a 120% ou 150% do tamanho predefinido para o corpo de texto (assumindo que a fonte do corpo de texto está a 100%); contudo, os autores teriam de verificar este aspecto para as fontes específicas em uso. Quando as fontes são definidas em unidades relativas, o tamanho efetivo do ponto é calculado pelo agente de usuário para visualização. O tamanho do ponto deve ser obtido a partir do agente de usuário ou calculado a partir de unidades métricas da fonte quando se avalia este critério de sucesso. Os usuários com baixa visão ficariam responsáveis por escolher as definições adequadas.
Quando se utiliza texto sem especificar o tamanho de fonte, deverá ser assumido como razoável o menor tamanho de fonte utilizado nos principais navegadores para textos não especificados. Se um cabeçalho de nível 1 for apresentado nos principais navegadores em 14 pontos negrito, ou superior, então será razoável assumir que este é um texto grande. O escalonamento relativo pode ser calculado com base nos tamanhos predefinidos de modo semelhante.
Os tamanhos de caracteres 18 e 14 para textos romanos são obtidos a partir do tamanho mínimo para caracteres ampliados (14 pontos) e do tamanho padrão de fonte ampliada (18 pontos). Para outros tipos de fonte, tais como as línguas Chinesa, Japonesa e Coreana (CJK), os tamanhos "equivalentes" seriam os tamanhos mínimos de impressão em caracteres ampliados utilizados para essas línguas e o tamanho imediatamente a seguir de caracteres padrões ampliados.
mecanismo de codificação de instruções a serem apresentadas, reproduzidas ou executadas pelos agentes de usuário
Tal como é utilizado nestas diretrizes, "Tecnologia Web" e a palavra "tecnologia" (quando utilizada isoladamente) referem-se às Tecnologias de Conteúdo da Web.
As tecnologias de conteúdo da Web podem incluir linguagens de marcação, formato de dados, ou linguagens de programação que os autores podem utilizar isoladamente ou em combinação, de forma a criar experiências ao usuário final que variam de páginas web estáticas, apresentações em mídia sincronizada e aplicações Web dinâmicas.
Alguns exemplos comuns de tecnologias de conteúdo da Web incluem HTML, CSS, SVG, PNG, PDF, Flash e JavaScript.
hardware e/ou software que funciona como um agente de usuário,ou em conjunto com um agente de usuário convencional, que fornecem funcionalidades para cumprir as necessidades de usuários com deficiências, que vão além dos oferecidos pelos agentes de usuário convencionais.
a funcionalidade fornecida pela tecnologia assistiva inclui apresentações alternativas (por ex., síntese de fala ou conteúdo ampliado), métodos alternativos de entrada (por ex., voz), mecanismos de orientação ou navegação adicionais e transformações de conteúdo (por ex., para tornar as tabelas mais acessíveis).
As tecnologias assistivas se comunicam, muitas vezes, com agentes de usuário convencionais através de dados e mensagem usando e monitorando APIs.
A diferença entre agentes de usuário convencionais e tecnologias assistivas não é absoluta. Muitos agentes de usuário convencionais fornecem algumas funcionalidades para ajudar pessoas com deficiências. A principal diferença é que os agentes de usuário convencionais visam um público mais vasto e diverso que, normalmente, inclui pessoas com e sem deficiências. As tecnologias assistivas visam um grupo de usuários mais restrito, com deficiências específicas. O apoio fornecido por uma tecnologia assistiva é mais específico e adequado às necessidades do seu público-alvo. O agente de usuário convencional pode fornecer uma funcionalidade importante às tecnologias assistivas, tal como a requisição de conteúdo da Web a partir de objetos do programa ou análise da marcação/código em conjuntos identificáveis.
As tecnologias assistivas que são importantes, no contexto deste documento, incluem o seguinte:
sequência de caracteres que podem ser determinados por meio de código de programação, em que a sequência exprime algo emv linguagem humana
palavras utilizadas de forma a requerer que os usuários conheçam exatamente qual é a definição a ser aplicada, com o objetivo de compreender o conteúdo corretamente
O termo "gig" tem um significado se utilizado em um debate sobre concertos de música e outro se utilizado em um artigo sobre espaço do disco rígido de computadores; contudo, a definição adequada pode ser determinada a partir do contexto. Por outro lado, a palavra "texto" é utilizada de uma forma muito específica na versão WCAG 2.1, então uma definição está disponível nesse glossário.
evento da plataforma que ocorre quando o estímulo de um ponteiro é liberado
O up-event pode ter nomes diferentes em diferentes plataformas, como "touchend" ou "mouseup".
versão que
para a qual, no mínimo, uma das seguintes afirmações é verdadeira:
Nesta definição, a expressão "só é possível acessar" significa que existe algum mecanismo, tal como um redirecionamento condicional, que impede um usuário de "chegar" (carregar) à página que não está em conformidade, a menos que o usuário tenha acabado de vir da versão em conformidade.
Não é necessário que a versão alternativa corresponda, página a página, à original (por ex., a versão alternativa em conformidade pode consistir em várias páginas).
Se estiverem disponíveis versões em várias línguas, serão necessárias versões alternativas em conformidade para cada língua oferecida.
Podem ser fornecidas versões alternativas para acomodar diferentes ambientes de tecnologia ou grupos de usuários. Cada versão deverá estar o mais em conformidade possível. É necessária uma versão em conformidade total, para cumprir o nível de conformidade 1.
Nota 5: A versão alternativa em conformidade não precisa permanecer no âmbito da conformidade, nem no mesmo site da Web, desde que esteja tão disponível como a versão que não está em conformidade.
As versões alternativas não devem ser confundidas com o conteúdo suplementar,que suporta a página original e melhora sua compreensão.
A definição de preferências de usuário no conteúdo para produzir uma versão em conformidade é um mecanismo aceitável para acessar a outra versão, desde que o método utilizado para definir as preferências tenha suporte a acessibilidade.
a tecnologia de imagens ou fotos em movimento ou em sequência.
O vídeo pode ser composto por desenhos ou fotografias animadas, ou ambas.
objeto no qual o agente do usuário apresenta o conteúdo
O agente de usuário apresenta o conteúdo através de uma ou mais viewports. As viewports incluem janelas, frames, alto-falantes e lupas virtuais. Uma viewport pode conter outra viewport (por exemplo, frames encaixados). Os componentes da interface criados pelo agente de usuário, tais como prompts, menus e alertas, não são viewports.
Esta definição baseia-se no Glossário das Diretrizes de Acessibilidade para Agente de Usuário 1.0 (em inglês) [UAAG10].
a fonte, o tamanho, a cor e o fundo podem ser definidos
Esta seção contém uma lista de finalidades de entrada de componentes de interface de usuário comuns. Os termos abaixo não são palavras-chave que devem ser usadas; mas, em vez disso, representam finalidades que devem ser capturadas na taxonomia adotada por uma página da Web. Onde aplicável, os autores marcam os controles com a taxonomia escolhida para indicar a finalidade semântica. Isso fornece potencial para agentes de usuário e tecnologias assistivas aplicarem apresentações personalizadas que podem permitir que mais pessoas entendam e usem o conteúdo.
A lista de finalidades de tipo de entrada é baseada nas finalidades de controle definidas na seção do campo de Autopreenchimento do HTML 5.2 , mas é importante entender que uma tecnologia diferente pode ter alguns ou todos os mesmos conceitos definidos em sua especificação e apenas os conceitos mapeados para os significados abaixo são obrigatórios.
As seguintes finalidades de controle de entrada são destinadas a relacionar-se com o usuário de conteúdo e referem-se apenas à informação relativa a esse indivíduo.
Informações adicionais sobre a participação no Grupo de Trabalho de Diretrizes de Acessibilidade (AG WG) podem ser encontradas na página inicial do Grupo de Trabalho.
Paul Adam, Jenae Andershonis, Wilhelm Joys Andersen, Andrew Arch, Avi Arditti, Aries Arditi, Mark Barratt, Mike Barta, Sandy Bartell, Kynn Bartlett, Chris Beer, Charles Belov, Marco Bertoni, Harvey Bingham, Chris Blouch, Paul Bohman, Frederick Boland, Denis Boudreau, Patrice Bourlon, Andy Brown, Dick Brown, Doyle Burnett, Raven Calais, Ben Caldwell, Tomas Caspers, Roberto Castaldo, Sofia Celic-Li, Sambhavi Chandrashekar, Mike Cherim, Jonathan Chetwynd, Wendy Chisholm, Alan Chuter, David M Clark, Joe Clark, Darcy Clarke, James Coltham, Earl Cousins, James Craig, Tom Croucher, Pierce Crowell, Nir Dagan, Daniel Dardailler, Geoff Deering, Sébastien Delorme, Pete DeVasto, Iyad Abu Doush, Sylvie Duchateau, Cherie Eckholm, Roberto Ellero, Don Evans, Gavin Evans, Neal Ewers, Steve Faulkner, Bengt Farre, Lainey Feingold, Wilco Fiers, Michel Fitos, Alan J. Flavell, Nikolaos Floratos, Kentarou Fukuda, Miguel Garcia, P.J. Gardner, Alistair Garrison, Greg Gay, Becky Gibson, Al Gilman, Kerstin Goldsmith, Michael Grade, Karl Groves, Loretta Guarino Reid, Jon Gunderson, Emmanuelle Gutiérrez y Restrepo, Brian Hardy, Eric Hansen, Benjamin Hawkes-Lewis, Sean Hayes, Shawn Henry, Hans Hillen, Donovan Hipke, Bjoern Hoehrmann, Allen Hoffman, Chris Hofstader, Yvette Hoitink, Martijn Houtepen, Carlos Iglesias, Richard Ishida, Jonas Jacek, Ian Jacobs, Phill Jenkins, Barry Johnson, Duff Johnson, Jyotsna Kaki, Shilpi Kapoor, Leonard R. Kasday, Kazuhito Kidachi, Ken Kipness, Johannes Koch, Marja-Riitta Koivunen, Preety Kumar, Kristjan Kure, Andrew LaHart, Gez Lemon, Chuck Letourneau, Aurélien Levy, Harry Loots, Scott Luebking, Tim Lacy, Jim Ley, Alex Li, William Loughborough, N Maffeo, Mark Magennis, Kapsi Maria, Luca Mascaro, Matt May, Sheena McCullagh, Liam McGee, Jens Oliver Meiert, Niqui Merret, Jonathan Metz, Alessandro Miele, Steven Miller, Mathew J Mirabella, Matt May, Marti McCuller, Sorcha Moore, Charles F. Munat, Robert Neff, Charles Nevile, Liddy Nevile, Dylan Nicholson, Bruno von Niman, Tim Noonan, Sebastiano Nutarelli, Graham Oliver, Sean B. Palmer, Devarshi Pant, Nigel Peck, Anne Pemberton, David Poehlman, Ian Pouncey, Charles Pritchard, Kerstin Probiesch, W Reagan, Adam Victor Reed, Chris Reeve, Chris Ridpath, Lee Roberts, Mark Rogers, Raph de Rooij, Gregory J. Rosmaita, Matthew Ross, Sharron Rush, Joel Sanda, Janina Sajka, Roberto Scano, Gordon Schantz, Tim van Schie, Wolf Schmidt, Stefan Schnabel, Cynthia Shelly, Glenda Sims, John Slatin, Becky Smith, Jared Smith, Andi Snow-Weaver, Neil Soiffer, Mike Squillace, Michael Stenitzer, Diane Stottlemyer, Christophe Strobbe, Sarah J Swierenga, Jim Thatcher, Terry Thompson, Justin Thorp, David Todd, Mary Utt, Jean Vanderdonckt, Carlos A Velasco, Eric Velleman, Gijs Veyfeyken, Dena Wainwright, Paul Walsch, Daman Wandke, Richard Warren, Elle Waters, Takayuki Watanabe, Gian Wild, David Wooley, Wu Wei, Kenny Zhang, Leona Zumbo.
Esta publicação foi financiada em parte com fundos federais dos EUA do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, do Instituto Nacional em Deficiência, Vida Independente e Pesquisa em Reabilitação (NIDILRR, em inglês), inicialmente sob o contrato número ED-OSE-10-C-0067 e agora sob o contrato número HHSP23301500054C. O conteúdo desta publicação não reflete necessariamente a visão ou as políticas do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA ou do Departamento de Educação do país, nem menciona nomes comerciais, produtos comerciais ou organizações que impliquem em endosso por parte do governo dos EUA.