W3C

Notícias

W3C TPAC 2017 - Resumo dia 1

Começou hoje, dia 06/10, em Burlingame, na Califórnia, o TPAC 2017, evento organizado pelo W3C que reúne a grande maioria dos grupos de trabalho ativos, desde o grupo que define a especificação da linguagem CSS até o grupo que está formalizando os padrões para Web Automotiva.

Declarative WebVR

Durante a tarde ocorreu a reunião do community group, ou grupo comunitário, Declarative WebVR. O objetivo deste grupo é definir um conjunto de elementos HTML e atributos CSS que permitem o uso de uma abordagem declarativa para a criação de conteúdos de realidade virtual para Web. A reunião contou também com apresentações realizadas por membros do grupo a fim de mostrar o contexto e iniciar discussão sobre os próximos passos em direção à um padrão declarativo para realidade virtual.

Publishing Working Group

O grupo de Publicações Digitais se reuniu durante o TPAC para discutir especialmente questões relacionadas à Internacionalização, packaging, relação das publicações com agentes de usuário e principalmente sobre metadados no arquivo “manifest” da publicação digital (ou Web App Manifest)[1]. Boa parte da discussão do primeiro dia de reuniões foi sobre os dados (ou metadados) contidos no manifesto bem como sua relação com aplicações Open Web, sejam elas para consumo online ou offline.

[1] https://w3c.github.io/wpub/

Web das Coisas (WoT)

Web of Things, ou Internet das Coisas (IoT) na Web. Veja o documento que estamos produzindo no Grupo de Trabalho (GT) sobre como será a arquitetura da Web das Coisas. [1]

O que é isso? Não só computador e celular se conectam à internet. Coisas também. Carros, relógios, marca-passo, postes de iluminação, sensores e muitas outras coisas. Hoje, tem mais coisas conectadas à Internet que pessoas no planeta.

O desafio é fazer coisas diferentes conversarem entre si e fazer disso um mundo melhor.

O GT continua no seu esforço de construir os quatro grandes blocos da Web das Coisas:

Thing Description: vocabulários semânticos para descrever dados e modelos de interação entre as coisas.

Scripting APIs: APIs independentes de plataformas e orientadas à aplicação para interação Thing-to-Thing

Bindings to Common Platforms and Protocols: Conexões com plataformas e protocolos na camada da "Coisa".

Cross-cutting Security and Privacy: mecanismos integrado aos outros blocos para descrever e implementar políticas de privacidade e segurança que garantam segurança nas interações entre plataformas diferentes.

[1] https://www.w3.org/TR/wot-architecture/