W3C

Notícias

W3C TPAC 2017 - Resumo dia 3

W3C Stories

Participar de um grupo do W3C não é algo trivial. Participar da construção de padrões como WebRTC por empatia com tecnologia e comunicação pode frustrar os participantes, que encontram um cenário de debates técnicos muito profundos. Essa Breakout Session teve o intuito de ouvir histórias de como a Web pode ser em 2020 e como a tecnologia pode ajudar a construir pontes e soluções para tornar as histórias algo real e não apenas um debate técnico.


Improving Web Advertising

A sessão, que deu origem a um Business Group, buscou tocar em pontos sensíveis da publicidade online e como melhorá-la. O aumento no uso de Ad-Blocks é um sintoma de que a forma de entregar publicidade pode não estar sendo tão efetiva. Por isso o grupo discutiu diversas iniciativas para iniciar a discussão do grupo e melhorar a experiência de usuários, anunciantes, editores, distribuidores, redes publicitárias, agências e outros atores que interagem com publicidade online.


Web VR testing

A especificação com as APIs para tornar a Web um ótimo ambiente de experiências imersivas está avançando rápido e logo será um documento no caminho para se tornar uma recomendação a partir do trabalho do working group. Na rápida reunião que ocorreu hoje, 08/11, durante as “breakout sessions”, foram discutidas maneiras de se criar testes para aplicações desenvolvidas para RV. Embora parte dos testes possa ser automatizada, uma fração dos testes de aplicações RV necessitam de a própria aplicação seja testa utilizando um HMD (head mounted display).

Web Credibility

O W3C acaba de criar um Community Group para tratar de assuntos relacionados à credibilidade na Web. Esse grupo surge na sequência de um trabalho existente chamado Coalizão Credibilidade que há algum tempo vem se dedicando a discutir o que torna o conteúdo da informação confiável entre os principais provedores de conteúdo. Outra preocupação importante é como essa credibilidade é comunicada à medida que o conteúdo viaja pela Web.

O W3C entra nessa discussão na expectativa de criar vocabulários que, utilizados na Web, podem ajudar na construção de ferramentas que venham a mitigar problemas como, por exemplo, indicadores para fake news.