O padrão WebRTC permite comunicação de voz e vídeo sofisticada e interativa
em qualquer lugar da Web, impulsionando a conexão global
As organizações World Wide Web Consortium (W3C) e Internet Engineering Task Force
(IETF) anunciaram hoje que as comunicações em tempo real na Web (WebRTC), que
sustentam uma infinidade de serviços, são agora padrão oficial, levando
comunicações de áudio e vídeo para qualquer lugar da Web.
O padrão WebRTC,
que é uma combinação de API JavaScript para comunicação em tempo real na Web e
protocolos de comunicação, permite que qualquer dispositivo conectado em
qualquer rede seja um potencial terminal de comunicação na Web. O WebRTC já
serve como a base da grande maioria dos serviços de comunicação e colaboração
online.
"A conquista de hoje é histórica e oportuna. Diante da pandemia global do
coronavírus COVID-19, o mundo se tornou cada vez mais virtual. Isso torna a
Web ainda mais crucial para a sociedade no compartilhamento de informações,
comunicações em tempo real e entretenimento" disse o Dr. Jeff Jaffe,
CEO de W3C. “É gratificante ver nossas tecnologias desempenhando um papel
fundamental na habilitação desta exigente infraestrutura digital. A
combinação do alcance universal da Web com a riqueza de conversas de áudio e
vídeo ao vivo remodelou a forma como o mundo se comunica."
"Voz e vídeo sobre IP revolucionaram a maneira como as pessoas se comunicam
em todo o mundo”, disse a presidente do IETF, Alissa Cooper. “A
integração dessas tecnologias na plataforma Web expandiu dramaticamente seu
alcance. Graças à estreita colaboração entre o IETF e o W3C para padronizar
essas tecnologias, bilhões de pessoas puderam tirar proveito do WebRTC para
se manterem conectadas durante a pandemia COVID-19, independentemente de
dispositivo e lugar."
Sistemas de comunicação de áudio e vídeo ao vivo em qualquer site e aplicativo
da Web
A estrutura do padrão WebRTC fornece as bases para desenvolvedores da web e de
aplicativos a partir das quais podem adicionar facilmente bate-papo por vídeo em
teleducação, telessaúde, entretenimento, aplicativos empresariais ou jogos.
Com as bases padronizadas e implementadas em navegadores da Web e outros
dispositivos e plataformas, livre de pagamento de royalties, a configuração de
um sistema de comunicação de áudio e vídeo seguro com WebRTC passou a ser um
recurso integrado, eliminando a necessidade de instalar plugins ou baixar
aplicativos separados.
O padrão WebRTC está amplamente implementado como uma plataforma de comunicação e
sustenta videoconferências e sistemas colaborativos em todos os principais
navegadores, tanto no desktop quanto no celular. Bilhões de usuários podem
interagir agora que o WebRTC torna a conversa de vídeo ao vivo na Web mais fácil
do que nunca. O WebRTC expandiu amplamente a capacidade de implantar soluções de
interação em tempo real para clientes e usuários, sejam startups ou empresas em
escala global, em produtos comerciais ou projetos de código aberto.
Impacto positivo e oportuno no mundo real
O ano de 2020 mostrou o quão importante já é o WebRTC em um mundo no qual as
viagens e os contatos físicos precisam ser limitados, assim como o quanto a
tecnologia pode ser aprimorada para lidar com novos usos que surgiram.
Empresas e residências contam com o padrão WebRTC para uma grande variedade de
operações, aumentando sua adoção. As organizações aproveitam o WebRTC para
conduzir treinamentos, entrevistas, planejamento estratégico ou como um
substituto para reuniões presenciais para se manterem conectadas por meio de
happy hour e outras interações sociais. Ele está substituindo não apenas as
reuniões presenciais, mas agora também substitui as interações humanas dentro
dos escritórios. Domínios como saúde e defesa usam WebRTC para treinamento.
Escolas e universidades mudaram para plataformas virtuais de aprendizagem. Jogos
em nuvem e redes sociais usam streaming ao vivo e transmissões interativas. O
entretenimento está tentando descobrir como trazer o público de volta aos
estúdios fazendo isso remotamente. Os esportes estão tentando recriar a
experiência no estádio usando WebRTC. Famílias e amigos fazem uso diário de
produtos que são construídos com WebRTC ou partes dele.
O futuro do WebRTC já está em construção
Mais recursos e mais otimizações são necessários na medida em que se expande o
uso do WebRTC mais além do design principal para alimentar videoconferências e
sistemas colaborativos em navegadores da Web e outros ecossistemas (por exemplo,
aplicativos nativos).
Já existem iniciativas em andamento nos grupos de trabalho do IETF Web Transport
(WEBTRANS) e WebRTC Ingest Signaling over HTTPS (WISH) para
definir novos
protocolos de transporte na Web. O grupo de trabalho WebRTC do W3C começou a
trabalhar no documento Casos de Uso da Próxima Versão do WebRTC para mapear
o futuro do padrão, em especial nos tópicos:
- Criptografia ponta a ponta em videoconferência mediada por servidor
- Processamento ao vivo de feeds de áudio e vídeo, inclusive via "Machine
Learning"
- Internet das coisas (ou seja, um sensor IoT mantém conexões de longo duração
e busca reduzir o consumo de energia)
O Grupo de Trabalho WebRTC está se debruçando sobre casos de uso novos e
existentes para compreender toda a gama de necessidades e prioridades.
Recentemente, o W3C começou os grupos de trabalho WebTransport e Web Codecs, prometendo trazer os
benefícios do streaming de baixa latência para um ecossistema mais amplo de
mídia e entretenimento.
O padrão WebRTC se junta a muitos outros padrões do W3C que definem a Plataforma
para Web Aberta, em inglês Open Web Platform, para desenvolvimento de
aplicativos, que tem potencial sem precedentes de permitir que os
desenvolvedores criem experiências interativas ricas, a partir de vastos
repositórios de dados disponíveis em qualquer dispositivo e ambiente.
Sobre o World Wide Web Consortium
A missão do World Wide Web Consortium (W3C) é levar a Web a todo o seu potencial
criando padrões e diretrizes técnicas para garantir que a Web permaneça aberta,
acessível e interoperável para todos ao redor do globo. Os padrões bem
conhecidos do W3C, HTML e CSS são as tecnologias básicas sobre as quais os sites
são construídos. O W3C trabalha para garantir que todas as tecnologias básicas
da Web atendam às necessidades da sociedade civil, em áreas como acessibilidade,
internacionalização, segurança e privacidade. O W3C também fornece os padrões
que sustentam a infraestrutura para empresas modernas que alavancam a Web em
áreas como entretenimento, comunicações, publicação digital e serviços
financeiros. Esse trabalho é criado abertamente, fornecido gratuitamente e de
acordo com a inovadora Política de Patentes do W3C. Por seu trabalho de tornar
os vídeos online mais acessíveis com legendas e subtítulos, o W3C recebeu o
prêmio Emmy 2016. E por seu trabalho de padronizar uma experiência completa de
TV na web, o W3C recebeu um prêmio Emmy de 2019.
A visão do W3C para "Uma Web" reúne milhares de técnicos dedicados que
representam mais de 400
organizações
filiadas e dezenas de setores da indústria. O W3C é hospedado em
conjunto pelo
Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência
Artificial do MIT (MIT CSAIL) nos Estados Unidos, o
Consórcio Europeu de Pesquisa para Informática e Matemática (ERCIM) com sede
na França, a Universidade
Keio no Japão e a Universidade Beihang na China. Para obter mais
informações, consulte https://www.w3.org/ ou https://www.w3c.br/.
Sobre a Internet Engineering Task Force
O Internet Engineering Task Force (IETF) é o principal órgão de padrões técnicos da Internet, reunindo uma grande comunidade internacional de projetistas, engenheiros, operadores, fornecedores e pesquisadores preocupados com a evolução da arquitetura da Internet e o bom funcionamento da Internet. Para obter mais informações, consulte: https://www.ietf.org/.
Contatos de mídia
Amy van der Hiel, Coordenadora de relações com a mídia do W3C <w3t-pr@w3.org>
+1-617-253-5628 (EUA, Hora do Leste)
Greg Wood <ghwood@ietf.org>
+1-703-625-3917 (EUA, Hora do Leste)