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As comunicações em tempo real na Web (WebRTC) transformam o cenário das comunicações ao se tornarem um padrão do World Wide Web Consortium (W3C) e da Internet Engineering Task Force (IETF)

Comunicações em tempo real na Web são um padrão do W3C e IETF

O padrão WebRTC permite comunicação de voz e vídeo sofisticada e interativa em qualquer lugar da Web, impulsionando a conexão global

https://www.w3.org/ e https://www.ietf.org/ – 26 de janeiro de 2021 – As organizações  World Wide Web Consortium (W3C) e Internet Engineering Task Force (IETF) anunciaram hoje que as comunicações em tempo real na Web (WebRTC), que sustentam uma infinidade de serviços, são agora padrão oficial, levando comunicações de áudio e vídeo para qualquer lugar da Web.

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O padrão WebRTC, que é uma combinação de API JavaScript para comunicação em tempo real na Web e protocolos de comunicação, permite que qualquer dispositivo conectado em qualquer rede seja um potencial terminal de comunicação na Web. O WebRTC já serve como a base da grande maioria dos serviços de comunicação e colaboração online.

“A conquista de hoje é histórica e oportuna. Diante da pandemia global do coronavírus COVID-19, o mundo se tornou cada vez mais virtual. Isso torna a Web ainda mais crucial para a sociedade no compartilhamento de informações, comunicações em tempo real e entretenimento” disse o Dr. Jeff Jaffe, CEO do W3C. “É gratificante ver nossas tecnologias desempenhando um papel fundamental na habilitação desta exigente infraestrutura digital. A combinação  do alcance universal da Web com a riqueza de conversas de áudio e vídeo ao vivo remodelou a forma como o mundo se comunica.”

“Voz e vídeo sobre IP revolucionaram a maneira como as pessoas se comunicam em todo o mundo”, disse a presidente do IETF, Alissa Cooper. “A integração dessas tecnologias na plataforma Web expandiu dramaticamente seu alcance. Graças à estreita colaboração entre o IETF e o W3C para padronizar essas tecnologias, bilhões de pessoas puderam tirar proveito do WebRTC para se manterem conectadas durante a pandemia COVID-19, independentemente de dispositivo e lugar.”

Sistemas de comunicação de áudio e vídeo ao vivo em qualquer site e aplicativo da Web

A estrutura do padrão WebRTC fornece as bases para desenvolvedores da web e de aplicativos a partir das quais podem adicionar facilmente bate-papo por vídeo em teleducação, telessaúde, entretenimento, aplicativos empresariais ou jogos.

Com as bases padronizadas e implementadas em navegadores da Web e outros dispositivos e plataformas, livre de pagamento de royalties, a configuração de um sistema de comunicação de áudio e vídeo seguro com WebRTC passou a ser um recurso integrado, eliminando a necessidade de instalar plugins ou baixar aplicativos separados.

O padrão WebRTC está amplamente implementado como uma plataforma de comunicação e sustenta videoconferências e sistemas colaborativos em todos os principais navegadores, tanto no desktop quanto no celular. Bilhões de usuários podem interagir agora que o WebRTC torna a conversa de vídeo ao vivo na Web mais fácil do que nunca. O WebRTC expandiu amplamente a capacidade de implantar soluções de interação em tempo real para clientes e usuários, sejam startups ou empresas em escala global, em produtos comerciais ou projetos de código aberto.

Impacto positivo e oportuno no mundo real

O ano de 2020 mostrou o quão importante já é o WebRTC em um mundo no qual as viagens e os contatos físicos precisam ser limitados, assim como o quanto a tecnologia pode ser aprimorada para lidar com novos usos que surgiram.

Empresas e residências contam com o padrão WebRTC para uma grande variedade de operações, aumentando sua adoção. As organizações aproveitam o WebRTC para conduzir treinamentos, entrevistas, planejamento estratégico ou como um substituto para reuniões presenciais para se manterem conectadas por meio de happy hour e outras interações sociais. Ele está substituindo não apenas as reuniões presenciais, mas agora também substitui as interações humanas dentro dos escritórios. Domínios como saúde e defesa usam WebRTC para treinamento. Escolas e universidades mudaram para plataformas virtuais de aprendizagem. Jogos em nuvem e redes sociais usam streaming ao vivo e transmissões interativas. O entretenimento está tentando descobrir como trazer o público de volta aos estúdios fazendo isso remotamente. Os esportes estão tentando recriar a experiência no estádio usando WebRTC. Famílias e amigos fazem uso diário de produtos que são construídos com WebRTC ou partes dele.

O futuro do WebRTC já está em construção

Mais recursos e mais otimizações são necessários na medida em que se expande o uso do WebRTC mais além do design principal para alimentar videoconferências e sistemas colaborativos em navegadores da Web e outros ecossistemas (por exemplo, aplicativos nativos).

Já existem iniciativas  em andamento nos grupos de trabalho do IETF Web Transport (WEBTRANS) e WebRTC Ingest Signaling over HTTPS (WISH) para definir novos protocolos de transporte na Web. O grupo de trabalho WebRTC do W3C começou a trabalhar no documento Casos de Uso da Próxima Versão do WebRTC para mapear o futuro do padrão, em especial nos tópicos:

  • Criptografia ponta a ponta em videoconferência mediada por servidor 
  • Processamento ao vivo de feeds de áudio e vídeo, inclusive via Machine Learning 
  • Internet das coisas (ou seja, um sensor IoT mantém conexões de longa duração e busca reduzir o consumo de energia)

O Grupo de Trabalho WebRTC está se debruçando sobre casos de uso novos e existentes para compreender toda a gama de necessidades e prioridades. Recentemente, o W3C começou os grupos de trabalho WebTransport e Web Codecs, prometendo trazer os benefícios do streaming de baixa latência para um ecossistema mais amplo de mídia e entretenimento.

O padrão WebRTC se junta a muitos outros padrões do W3C que definem a Plataforma para Web Aberta, em inglês Open Web Platform, para desenvolvimento de aplicativos, que tem potencial sem precedentes de permitir que os desenvolvedores criem experiências interativas ricas, a partir de vastos repositórios de dados disponíveis em qualquer dispositivo e ambiente.

[Sobre o World Web Consortium]

A missão do World Wide Web Consortium (W3C) é levar a Web a todo o seu potencial criando padrões e diretrizes técnicas para garantir que a Web permaneça aberta, acessível e interoperável para todos ao redor do globo. Os padrões bem conhecidos do W3C, HTML e CSS são as tecnologias básicas sobre as quais os sites são construídos. O W3C trabalha para garantir que todas as tecnologias básicas da Web atendam às necessidades da sociedade civil, em áreas como acessibilidade, internacionalização, segurança e privacidade. O W3C também fornece os padrões que sustentam a infraestrutura para empresas modernas que alavancam a Web em áreas como entretenimento, comunicações, publicação digital e serviços financeiros. Esse trabalho é criado abertamente, fornecido gratuitamente e de acordo com a inovadora Política de Patentes do W3C. Por seu trabalho de tornar os vídeos online mais acessíveis com legendas e subtítulos, o W3C recebeu o prêmio Emmy 2016. E por seu trabalho de padronizar uma experiência completa de TV na web, o W3C recebeu um prêmio Emmy de 2019.

A visão do W3C para “Uma Web” reúne milhares de técnicos dedicados que representam mais de 400 organizações filiadas e dezenas de setores da indústria. O W3C é hospedado em conjunto pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (MIT CSAIL) nos Estados Unidos, o Consórcio Europeu de Pesquisa para Informática e Matemática (ERCIM) com sede na França, a Universidade Keio no Japão e a Universidade Beihang na China. Para obter mais informações, consulte https://www.w3c.br/.

Sobre o Internet Engineering Task Force

O Internet Engineering Task Force (IETF) é o principal órgão de padrões técnicos da Internet, reunindo uma grande comunidade internacional de projetistas, engenheiros, operadores, fornecedores e pesquisadores preocupados com a evolução da arquitetura da Internet e o bom funcionamento da Internet. Para obter mais informações, consulte: https://www.ietf.org/.

[Fim do press release]

Contato de mídia

Amy van der Hiel, Coordenadora de relações com a mídia do W3C  <w3t-pr@w3.org>

+1.617.253.5628 (EUA, Hora do Leste)


Testemunhos de membros do W3C

Agora.io

Dez anos atrás, o WebRTC inaugurou uma nova era prometendo a democratização das comunicações de áudio / vídeo em tempo real. Ao liberar esse recurso dos limites dos terminais de hardware e movê-lo para o navegador, o WebRTC nos iniciou no caminho do engajamento em tempo real (RTE) para todos. 

Como uma empresa cuja missão principal é tornar nossa nova tecnologia RTE onipresente em todo o mundo, este é um momento particularmente memorável para nós na Agora. Estamos orgulhosos de estar ao lado do W3C neste dia inovador para reconhecer o WebRTC como padrão da web. 

Edward Brakus, vice-presidente sênior de marketing de produtos e produtos, Agora.io 

China Mobile

O WebRTC fornece a base para uma implementação rápida de serviços de comunicação de áudio e vídeo. Os esforços do W3C melhoram muito a compatibilidade e a interoperabilidade para as equipes de produto no desenvolvimento e implantação. Hoje, esperamos o aprimoramento e a extensão do WebRTC NV, incluindo PeerConnection, Media Capture e outros, dos quais a comunidade de desenvolvedores da web pode se beneficiar. Promoveremos o desenvolvimento vigoroso do ecossistema da web com esse novo lançamento. 

Song XU, Diretor Técnico, China Mobile – Migu

Ericsson

A Ericsson desenvolveu e oferece suporte à especificação do WebRTC desde 2011 e hoje está feliz em vê-lo atingir o status de recomendação. Temos usado WebRTC em várias soluções com grande sucesso e estamos felizes com seu papel em serviços de suporte que permitem a comunicação entre as pessoas, algo que se provou muito valioso durante a pandemia em curso.  

Stefan Håkansson, Ericsson

Google

Como um dos motivadores de longa data por trás do WebRTC, o Google tem o prazer de ver o reconhecimento do WebRTC como um padrão universal e aberto para comunicação em tempo real. O padrão W3C, juntamente com o suporte da implementação de código aberto do Google, bem como tecnologias de uso gratuito, como o codec de vídeo VP8, formaram a base de um ecossistema WebRTC próspero de empresas e serviços. No Google, o WebRTC é fundamental para vários serviços, incluindo Google Duo, Google Meet e Stadia. Aplaudimos as contribuições de voluntários e partes interessadas da indústria que contribuíram para tornar este marco possível.

Huib Kleinhout, Google

NTT Communications

É um anúncio empolgante de que o WebRTC 1.0 atinge o estágio de recomendação. Temos orgulho de ser um dos colaboradores da comunidade e dos negócios WebRTC. WebRTC é o divisor de águas da Web, traz o cenário em tempo real para o ecossistema. Com o terrível vírus, as pessoas rapidamente mudaram para a comunicação remota. Embora tenha sido uma mudança dramática, podemos acompanhar sem problemas, uma vez que já existia o WebRTC. Acredito que esse movimento vai avançar. Após o WebRTC 1.0, novas especificações continuarão revelando um mundo mais fantástico e brilhante. Prometemos continuar contribuindo para essas grandes atividades.

Kensaku Komatsu, engenheiro principal, NTT Communications Innovation Center

|pipe|

Estou muito satisfeito em ver o WebRTC tornar-se uma recomendação oficial do W3C. Na | pipe | vemos enormes oportunidades para WebRTC além da videoconferência regular entre as pessoas. Em vez disso, estamos aplicando à Internet das Coisas: trazendo simplicidade, segurança e privacidade de dados para pequenos dispositivos conectados (babás eletrônicas, câmeras IP, drones, etc.). 

Licenciada como SDK / API para desenvolvedores de dispositivos e OEMs, a | pipe | é uma pequena implementação WebRTC com uma maneira simples de reivindicar / emprestar dispositivos com segurança para qualquer navegador de smartphone, sem senhas. Já existem dezenas de milhares de pequenos dispositivos de câmera no campo protegidos por nossa implementação do padrão WebRTC. 

– Tim Panton, fundados/CTO, |pipe|

Shanghai Bilibili Technology Co., Ltd.

O WebRTC ajuda a resolver muitos gargalos técnicos de comunicação ponto a ponto em cenários de baixa latência. Isso trouxe grandes oportunidades para nós, empresas de tecnologia, especialmente contribuiu muito para o rápido desenvolvimento na Bilibili. No período extremamente difícil de 2020-2021, estou muito feliz em ver a recomendação oficial do WebRTC ser divulgada. Acreditamos firmemente que o WebRTC em breve se tornará a infraestrutura necessária da Internet e desempenhará um papel importante na inovação da tecnologia de mídia de streaming, agregando benefícios a todas as esferas da vida. 

Zhaoxin Tan, gerente técnico, Bilibili Inc.

Tencent Games

Temos o prazer de ver as Comunicações em tempo real na Web (WebRTC) tornarem-se uma recomendação do W3C. A introdução do WebRTC aprimora muito as capacidades dos aplicativos da web e possibilita novas aplicações promissoras, como jogos em nuvem, que são executados diretamente nos servidores remotos e podem reduzir muito os requisitos de hardware e os custos para usuários sem configuração e download nas experiências de jogo. 

Esperamos que o WebRTC ofereça suporte extensivo e flexível às características dos jogos em nuvem, incluindo alta largura de banda, alta taxa de quadros, baixa latência e interações de alta frequência e, nesse caso, alcance todo o seu potencial para entretenimento interativo.

Hyton DENG, Gerente Geral do Departamento de P&D, Tencent Games