O Grupo de Trabalho do W3C de Troca de Conjunto de Dados, em inglês Dataset Exchange (DXWG) publicou a segunda versão do vocabulário do Catálogo de Dados, em inglês Data Catalog vocabulary(DCAT)como uma “Recomendação” do W3C. O DCAT fornece às pessoas e às máquinas uma abordagem específica e independente de domínio para criar catálogos que expressam os principais elementos de uma descrição de conjunto de dados de maneira padronizada, adequada para publicação na Web, e permite a interoperabilidade entre domínios, sendo usada por conta própria ou ao lado, como complemento de outros padrões de catálogo de dados.
O Grupo de Trabalho JSON-LD publicou três Propostas de Recomendações e uma Nota do Grupo de Trabalho:
- JSON-LD 1.1 define uma expressão baseada em JSON de grafos de dados conectados. A sintaxe é projetada para se integrar facilmente em sistemas que já usam o JSON e possibilita um upgrade tranquilo do JSON para o JSON-LD. Ele permite a criação de Web Services facilmente interoperáveis, o armazenamento de dados conectados em motores de armazenamento baseados em JSON e disponibiliza dados com mais significados para Web Services e APIs.
- Os Algoritmos de Processamento e a API JSON-LD 1.1 definem uma Interface de Programação de Aplicações (API) para desenvolvedores que estejam implementando um conjunto de algoritmos para transformações programáticas de documentos JSON-LD, isto é, transformar dados criados em um contexto para utilizá-los em outro.
- O Framing JSON-LD 1.1 permite aos desenvolvedores realizar uma busca nos grafos contido em documento JSON-LD, por exemplo, e remodelar o output em uma representação específica de árvore em JSON.
- O Streaming JSON-LD é uma nota do Grupo de Trabalho que discute o processamento de JSON-LD na forma de streaming. Concretamente, um conjunto de diretrizes é oferecido para realizar com efetividade a serialização e desserialização do JSON-LD na forma de streaming. Essas diretrizes estão encapsuladas nas formas streaming de JSON-LD streaming RDF. Essas formas, quando detectadas, permitem execuções para aplicar otimizações de streaming.