Há alguns meses, enfatizamos a prioridade específica do W3 centrada na Segurança Web e no alinhamento do futuro da Web aos avanços do Setor. No presente momento, as nossas principais mensagens são:
- Publicação Digital: Criação da Web = Publicar de maneira cada vez mais realista.
- HTML: lançamentos com tecnologia de ponta, atualizados e regulares.
- Plataforma Web Integrada: inúmeras áreas vêm sendo aprimoradas no W3C – pagamentos, WoT, webRTC, ou seja, questões centrais..
Por último, mas não menos importante, o W3C iniciou uma reorganização funcional interna, mais em linha com a natureza atual da Web e mais em sintonia com as expectativas de seus mais diversos usuários, desenvolvedores e implementadores.
Publicação Digital
O W3C continua guiando e criando tecnologias Web que produzam impactos nas indústrias. A Publicação Digital foi uma das primeiras áreas a serem abordadas sob a bandeira da indústria vertical, adotando a transformação da indústria proporcionada pela Web por meio de experiências integradas em diversos dispositivos.
A Web engloba tudo o que a civilização precisa; e a marcha da tecnologia continua sendo aprimorada para satisfazer novas necessidades. São essas novas necessidades que requerem o envolvimento de todos. A Publicação Digital é uma área que está recebendo maior atenção do W3C este ano.
A fronteira entre publicações digitais e outros conteúdos Web vem ficando difusa, criando um ambiente de mídia enriquecedor para a publicação digital, abrindo novas possibilidades para leitores, autores e editores. Para alinhar por completo o setor editorial com as principais tecnologias Web, a equipe e o Fórum Internacional de Publicações Digitais (IDPF- International Digital Publishing Forum), que vem trabalhando em conjunto por muitos anos, estão discutindo – e já anunciaram – planos exploratórios de cooperação entre o W3C e a IDPF de maneira a fazer com que as tecnologias de publicação progridam mais rapidamente na Plataforma da Web Aberta.
Para alcançar essa visão sobre a publicação na Web, o IDPF e o W3C vêm desenvolvendo há três anos um ecossistema universal e acessível de intercâmbio e fornecimento de publicações digitais, intensificando a adoção por parte do IDPF do HTML5 e em especial do CSS durante o desenvolvimento do EPUB 3, que também incorpora os padrões SVG e MathML; e as entidades também vem colaborando para o desenvolvimento de uma visão compartilhada sobre um futuro PWP, a evolução do EPUB 3. O Grupo de Interesse em Publicação Digital recentemente publicou o primeiro esboço de um documento denominado Publicações Web Portáteis – Casos de Uso e Requisitos, que será a base da futura evolução do PWP e do EPUB. Os trabalhos do IDPF conduziram a melhorias no CSS, sendo que o trabalho do W3C sobre Acessibilidade Web tem sido fundamentais para a elaboração de publicações eletrônicas acessíveis. O W3C ajudará a dar maior visibilidade e credibilidade ao EPUB e às publicações Web portáteis para além do setor editorial impresso, ao passo que as fortes conexões do IDPF com o setor editorial contribuirão para agregar relevância e credibilidade ao trabalho do PWP, iniciado no W3C, junto à comunidade editorial. Conjuntamente a uma maior parcela da comunidade Web, facilitaremos a adoção mais ampla da evolução do EPUB 3 como o modelo padrão para documentos portáteis na Web em geral.
Desenvolvimento de Aplicações: HTML, CSS, Força Tarefa Houdini
O HTML apresenta tecnologia de ponta, com lançamentos atualizados e regulares; e vem sendo aperfeiçoado de forma contínua. O HTML5 foi lançado em outubro de 2014 e o lançamento do HTML 5.1 é esperado para outubro-dezembro de 2016. Na verdade, estamos finalizando o HTML 5.1. e iniciando o HTML 5.2., tornando as atualizações incrementais e regulares feitas no HTML uma realidade.
Para conseguir isso, o HTML 5.1. enviará uma Proposta de Recomendação em setembro. Essa atualização (as mudanças são registradas na especificação em si) aprimora o HTML5, tornando seu uso pela comunidade Web mais confiável, inteligível e compreensível.
Paralelamente, o Grupo de Trabalho de Plataforma Web continua atualizando a Minuta do Editor, já havendo proposto uma Primeira Minuta de Trabalho Público do HTML 5.2. Isso provavelmente incluirá algumas funcionalidades que não eram interoperacionais – e, portanto, não faziam parte do HTML 5.1. – além de algumas correções de erros. Isso dará início a um programa de lançamentos regulares de Minutas de Trabalho até que o HTML 5.2. esteja pronto para alcançar, em algum momento do ano que vem, o status de Recomendação do W3C..
No que tange as novas funcionalidades significativas, preferimos primeiro promover o desenvolvimento separadamente em um grupo de “incubação”, para somente depois incluir o esboço no Grupo de Trabalho quando já contarmos com apoio suficiente de diversos tipos de implementadores, dentre os quais navegadores, ferramentas de criação, produtores de conteúdo e usuários. O Grupo Comunitário de Incubação de Plataforma Web (WICC – Web Platform Incubator Community Group) foi formado com esse intuito.
Conforme as propostas vão amadurecendo o Grupo de Trabalho de Plataforma Web define de que forma transferir o trabalho do grupo de incubação para o grupo de trabalho.. Não existe nada realmente iminente, mas alguns trabalhos já estão programados para execução, tais como pagamentos, upload de diretórios, visualização de API, sincronização de backgrounds, bem como determinadas especificidades da força tarefa de CSS Houdini (CSS + TAG).
Monitore esses avanços por meio do pulso do Github, ou seguindo o Twitter @HTML_commits ou @HTMLWG.