Plataforma Web Integrada
Além de desenvolver o HTML e de intensificar a análise sobre uma possível fusão do setor Editorial com a Web, existe ainda uma expectativa sobre de que forma os interesses da Plataforma Web e do W3C vêm se expandindo: Pagamentos Web, Internet das Coisas, WebRTC, segurança da Web; todos estes elementos vêm sendo aprimorados no W3C, convergindo para a implementação de uma Plataforma Web Integrada. Recentemente, começamos a observar as possibilidades relacionadas ao Blockchain (Blockchains e a Web, Workshop do W3C sobre Ledgers Distribuídos na Web, dias 29 e 30 de junho de 2016). É possível encontrar no relatório do Workshop sobre Blockchains diversos tópicos que apontam para uma possível padronização ou incubação, inclusive vários aspectos de identidade e prova de existência, bem como blockchains iniciais menores que poderiam aumentar a interoperabilidade nos diferentes ledgers distribuídos.
Mais no início do ano, o Comitê Consultivo do W3C analisou áreas candidatas para o próximo grande advento da Web. Uma enquete revelou as seguintes áreas:
- Segurança
- Conexão entre Pagamentos Web e Web das Coisas
- O HTML e a continuação da Plataforma da Web Aberta
- WebRTC
- Apoio do Setor
- Realidade Virtual
Segurança
- O Grupo de Trabalho de Autenticação Web lançou e publicou a Primeira Minuta de Trabalho Público (FPWD – First Public Working Draft) de seu WebAuthn API, proporcionando forte autenticação criptográfica à plataforma Web (para reduzir a dependência sobre a autenticação baseada em senha).
- O Grupo de Trabalho de WebAppSec publicou uma Recomendação de Integridade de Subrecurso (Subresource Integrity) além de Candidatas à Recomendações de CSP Nível 2 (CSP Level 2), Requisições Inseguras de Atualização (Upgrade Insecure Requests) e Conteúdo Misto (Mixed Content).
Pagamentos Web
- O Grupo de Trabalho de Pagamentos Web vem tornando os pagamentos mais fáceis e mais seguros na Web por meio da consolidação de três FPWDs:
- Payment Request API: Web API de forma a permitir que comerciantes aceitem com maior facilidade pagamentos por meio de diferentes meios de pagamento com integração mínima. Os agentes dos usuários facilitarão o fluxo de pagamento entre o comerciante e o usuário.
- Identificadores de Métodos de Pagamento: O identificador de método de pagamento é executado de forma que os componentes do ecossistema de pagamento consigam determinar quais partes auxiliam quais métodos de pagamento.
- Pagamento de Cartão Básico: Formatos de dados usados pela Payment Request API para auxiliar o pagamento por meio de cartões de pagamento, como cartões de crédito ou débito.
- O Grupo de Interesse sobre Pagamentos Web continua buscando oportunidades de padronização para o W3C e promovendo discussões com outras organizações.
- A sua agenda inclui tópicos como: pedidos verificáveis, blockchain (próximos passos após o workshop), cupons e fidelidade, protocolo de interledger, bem como sua própria missão e operações.
Internet das Coisas
- Avanços que visam superar a fragmentação da Internet das Coisas; viabilizando a interoperabilidade de ponta a ponta entre diferentes plataformas.
- O Grupo de Interesse da Internet das Coisas está no processo de constituição de um Grupo de Trabalho.
- Contatos com a Open Connectivity Foundation, e o Industrial Internet Consortium, Industry 4.0, OPC Foundation, ETSI e oneM2M, IETF e IRTF, GSMA, Hypercat, Open Group e inúmeras outras organizações.
WebRTC
- Referência da WebRTC: publicação em maio último na qualidade de Candidata à Recomendação do getUserMedia, uma dentre as duas principais APIs por trás da tecnologia WebRTC.
- Depois que a WebRTC 1.0 tenha se tornado Candidata à Recomendação, os trabalhos sobre a próxima versão do WebRTC terão início. Tais trabalhos buscam convergir com o trabalho iniciado no Grupo Comunitário de ORTC de forma mais aprofundada.
Realidade Virtual
- O workshop sobre Web e Realidade Virtual que acontecerá em breve proporcionará uma visão inicial sobre como dois campos podem se beneficiar mutuamente.