Todos os Padrões e Minutas: Automotivo
O Grupo de Trabalho Automotivo do W3C, com base em conversas com outros grupos no TPAC, fizeram uma pausa e observaram a arquitetura de seu API e as especificações de dados correspondentes.
Trabalhos em andamento:
O Esboço de Trabalho anterior englobava a abordagem da WebIDL, em que era necessário escrever uma extensão do navegador, para tornar acessível a desenvolvedores um objeto nativo de Veículos, sendo que as especificações de dados correspondentes eram uma tentativa de tentar definir um conjunto essencial comum de dados de sinais que a maior parte dos fabricantes pudesse fornecer. Após deliberação, exploração e descarte da abordagem da Sensor API, levamos em consideração a abordagem dos serviços RESTful API e Web Sockets. Alguns dos benefícios, em resumo, são: não ter a necessidade de manter extensões do navegador em linha com atualizações de segurança, a capacidade de ser mais granular no controle de acesso a um serviço, uma vez que a segurança é fonte de grande preocupação e a API pode ser usada no veículo por outras plataformas que não o tempo de execução da web.
A interface RESTful API pode ser usada pelo QT em sistemas In-Vehicle Infotainment e aplicações headless. A discussão sobre a arquitetura foi concluída no F2F de abril. Há interesse do setor nessa nova abordagem. Também começamos a colaborar trabalhando em prol de uma especificação de dados mais ambiciosa e extensiva que possa vir a acomodar as diferenças dos dados que os fabricantes de automóveis fornecem.
O regimento interno do grupo foi ampliado, e haverá um novo regimento interno quando tivermos mais clareza sobre cronogramas e resultados. O grupo avançou enormemente em uma nova API e especificações de dados.
Eventos:
F2F realizado em julho, promovido pelo Jaguar Land Rover.
Grupo de Negócios Parceiro:
O Grupo de Negócios Automotivos do W3C atua como uma incubadora para possíveis trabalhos de padronização. Os dois principais focos desse grupo são contribuir com casos de usos e requisitos de sintonizadores de mídia automotivos para o Grupo de Trabalho TV Controller API e para Location Based Services API, sendo que este último é liderado por engenheiros da Alibaba e da Peugeot.