O W3C Brasil lança, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), vídeo sobre a importância dos dados abertos no cotidiano das pessoas. A animação faz parte do projeto Transparência Ativa e Dados Abertos: fomento à participação ativa da sociedade civil, realizado pelo W3C Brasil em parceria com a UNESCO.
O projeto tem como objetivo fomentar a participação da sociedade civil, de forma consciente e efetiva, na política de dados abertos governamentais, por meio da execução de atividades de caráter técnico e especializado, pelo W3C Brasil, que é hospedado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Tais atividades possibilitarão o desenvolvimento de ferramentas e produtos capazes de conscientizar os cidadãos e dotar o governo de instrumentos, para a potencialização do uso de dados governamentais em favor do controle social e da melhoria da gestão pública.
Os cidadãos têm exigido cada vez mais a disponibilização de dados e informações governamentais e, para atender essa demanda, diversos governos nacionais e internacionais vêm desenvolvendo políticas que ressaltam o uso das tecnologias em prol da transparência.
É nesse contexto que se insere este projeto, cujos resultados propiciarão significativos avanços na disponibilização de dados públicos pelo Governo Brasileiro, inclusive porque possibilitarão o aprimoramento de iniciativas reconhecidamente de importância, na área da transparência ativa, tal como o Portal da Transparência do Governo Federal.
A Lei de Acesso à Informação, especificamente no artigo 8o, explicita a importância de disponibilizar as informações em formato aberto e acessível para todos os cidadãos brasileiros. Assim, o vídeo ilustra a importância dos dados abertos para a sociedade, especialmente as diversas utilidades que proporcionam no cotidiano das pessoas. De uma maneira divertida, o vídeo nos permite refletir sobre as possibilidades de uso prático dos dados abertos e as melhorias e facilidades que podem proporcionar tanto aos gestores públicos como a todos os cidadãos.