O W3C Brasil lançou sua nova publicação projetada para desenvolvedores que queiram trabalhar com dados abertos. O Manual dos Dados Abertos: desenvolvedores apresenta os principais conceitos dos dados abertos, por que abrir dados, como publicá-los em formato aberto e como desenvolver aplicações reutilizando-os. O manual foi redigido colaborativamente e contou com a parceria da Comunidade São Paulo Perl Mongers e do Laboratório de Cultura Digital. O manual traz também diversos artigos sobre como publicar e desenvolver aplicações com dados abertos em diversas linguagens de programação como Perl, Python, Ruby, LUA, PHP. A primeira edição não objetiva ser completa na abordagem das linguagens de programação, mas introduzir o tema aos desenvolvedores e abrir um canal para que novos artigos sobre o tema sejam publicados. O download da versão eletrônica do Manual pode ser feito a partir da página de publicações do W3C.
Créditos e licenças
O Manual está disponível na licença Creative Commons 3.0 – Atribuição
Você pode usar, copiar, modificar, remixar, imprimir, distribuir e traduzir esse material para outras línguas, citando a fonte original.
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/legalcode
Os textos da Comunidade São Paulo Perl Mongers que compõem e deram origem a esse manual estão disponíveis em http://sao-paulo.pm.org/principal
Pela revisão dos artigos, conversas e ideias:
- Thiago Rondon
- Alexei “Russo” Znamensky
- Breno G. de Oliveira (garu@cpan.org)
Comunidade Perl
- Thiago Rondon
- • Stanislaw Pusep
- Renato Cron
- Hernan Lopes
Comunidade PythonBrasil
- Flavio Codeço Filho
- Jonh Edson Ribeiro de Carvalho
- Giuseppe Romagnoli
- Luiz Guilherme F. Aldabalde
Comunidade Ruby do Brasil
- Fabio Akita
Comunidade LUA
- Gabriel Duarte
Drupal e Web Semântica
- César Brod
- Joice Käfer
Comunidade Transparência Hacker
- Pedro Markun
- Daniela Silva
- Diego Casaes