{"id":1047,"date":"2021-01-21T12:00:00","date_gmt":"2021-01-21T15:00:00","guid":{"rendered":"http:\/\/w3csp-admin.devsys.nic.br\/?p=1047"},"modified":"2022-02-14T19:36:40","modified_gmt":"2022-02-14T22:36:40","slug":"as-comunicacoes-em-tempo-real-na-web-webrtc-transformam-o-cenario-das-comunicacoes-ao-se-tornarem-um-padrao-do-world-wide-web-consortium-w3c-e-da-internet-engineering-task-force-ietf","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/w3csp-admin.devsys.nic.br\/noticias\/as-comunicacoes-em-tempo-real-na-web-webrtc-transformam-o-cenario-das-comunicacoes-ao-se-tornarem-um-padrao-do-world-wide-web-consortium-w3c-e-da-internet-engineering-task-force-ietf\/","title":{"rendered":"As comunica\u00e7\u00f5es em tempo real na Web (WebRTC) transformam o cen\u00e1rio das comunica\u00e7\u00f5es ao se tornarem um padr\u00e3o do World Wide Web Consortium (W3C) e da Internet Engineering Task Force (IETF)"},"content":{"rendered":"\n

O padr\u00e3o WebRTC permite comunica\u00e7\u00e3o de voz e v\u00eddeo sofisticada e interativa em qualquer lugar da Web, impulsionando a conex\u00e3o global<\/em><\/h4>\n\n\n\n

As organiza\u00e7\u00f5es World Wide Web Consortium (W3C) e Internet Engineering Task Force (IETF) anunciaram hoje que as comunica\u00e7\u00f5es em tempo real na Web (WebRTC), que sustentam uma infinidade de servi\u00e7os, s\u00e3o agora padr\u00e3o oficial, levando comunica\u00e7\u00f5es de \u00e1udio e v\u00eddeo para qualquer lugar da Web.<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

O padr\u00e3o WebRTC<\/a>, que \u00e9 uma combina\u00e7\u00e3o de API JavaScript para comunica\u00e7\u00e3o em tempo real na Web e protocolos de comunica\u00e7\u00e3o, permite que qualquer dispositivo conectado em qualquer rede seja um potencial terminal de comunica\u00e7\u00e3o na Web. O WebRTC j\u00e1 serve como a base da grande maioria dos servi\u00e7os de comunica\u00e7\u00e3o e colabora\u00e7\u00e3o online.<\/p>\n\n\n\n

“A conquista de hoje \u00e9 hist\u00f3rica e oportuna. Diante da pandemia global do coronav\u00edrus COVID-19, o mundo se tornou cada vez mais virtual. Isso torna a Web ainda mais crucial para a sociedade no compartilhamento de informa\u00e7\u00f5es, comunica\u00e7\u00f5es em tempo real e entretenimento”<\/em> disse o Dr. Jeff Jaffe, CEO de W3C. \u201c\u00c9 gratificante ver nossas tecnologias desempenhando um papel fundamental na habilita\u00e7\u00e3o desta exigente infraestrutura digital. A combina\u00e7\u00e3o do alcance universal da Web com a riqueza de conversas de \u00e1udio e v\u00eddeo ao vivo remodelou a forma como o mundo se comunica.”<\/em><\/p>\n\n\n\n

“Voz e v\u00eddeo sobre IP revolucionaram a maneira como as pessoas se comunicam em todo o mundo\u201d<\/em>, disse a presidente do IETF, Alissa Cooper. \u201cA integra\u00e7\u00e3o dessas tecnologias na plataforma Web expandiu dramaticamente seu alcance. Gra\u00e7as \u00e0 estreita colabora\u00e7\u00e3o entre o IETF e o W3C para padronizar essas tecnologias, bilh\u00f5es de pessoas puderam tirar proveito do WebRTC para se manterem conectadas durante a pandemia COVID-19, independentemente de dispositivo e lugar.”<\/em>
Sistemas de comunica\u00e7\u00e3o de \u00e1udio e v\u00eddeo ao vivo em qualquer site e aplicativo da Web<\/p>\n\n\n\n

A estrutura do padr\u00e3o WebRTC fornece as bases para desenvolvedores da web e de aplicativos a partir das quais podem adicionar facilmente bate-papo por v\u00eddeo em teleduca\u00e7\u00e3o, telessa\u00fade, entretenimento, aplicativos empresariais ou jogos.<\/p>\n\n\n\n

Com as bases padronizadas e implementadas em navegadores da Web e outros dispositivos e plataformas, livre de pagamento de royalties, a configura\u00e7\u00e3o de um sistema de comunica\u00e7\u00e3o de \u00e1udio e v\u00eddeo seguro com WebRTC passou a ser um recurso integrado, eliminando a necessidade de instalar plugins ou baixar aplicativos separados.<\/p>\n\n\n\n

O padr\u00e3o WebRTC est\u00e1 amplamente implementado como uma plataforma de comunica\u00e7\u00e3o e sustenta videoconfer\u00eancias e sistemas colaborativos em todos os principais navegadores, tanto no desktop quanto no celular. Bilh\u00f5es de usu\u00e1rios podem interagir agora que o WebRTC torna a conversa de v\u00eddeo ao vivo na Web mais f\u00e1cil do que nunca. O WebRTC expandiu amplamente a capacidade de implantar solu\u00e7\u00f5es de intera\u00e7\u00e3o em tempo real para clientes e usu\u00e1rios, sejam startups ou empresas em escala global, em produtos comerciais ou projetos de c\u00f3digo aberto.<\/p>\n\n\n\n

Impacto positivo e oportuno no mundo real<\/h4>\n\n\n\n

O ano de 2020 mostrou o qu\u00e3o importante j\u00e1 \u00e9 o WebRTC em um mundo no qual as viagens e os contatos f\u00edsicos precisam ser limitados, assim como o quanto a tecnologia pode ser aprimorada para lidar com novos usos que surgiram.<\/p>\n\n\n\n

Empresas e resid\u00eancias contam com o padr\u00e3o WebRTC para uma grande variedade de opera\u00e7\u00f5es, aumentando sua ado\u00e7\u00e3o. As organiza\u00e7\u00f5es aproveitam o WebRTC para conduzir treinamentos, entrevistas, planejamento estrat\u00e9gico ou como um substituto para reuni\u00f5es presenciais para se manterem conectadas por meio de happy hour e outras intera\u00e7\u00f5es sociais. Ele est\u00e1 substituindo n\u00e3o apenas as reuni\u00f5es presenciais, mas agora tamb\u00e9m substitui as intera\u00e7\u00f5es humanas dentro dos escrit\u00f3rios. Dom\u00ednios como sa\u00fade e defesa usam WebRTC para treinamento. Escolas e universidades mudaram para plataformas virtuais de aprendizagem. Jogos em nuvem e redes sociais usam streaming ao vivo e transmiss\u00f5es interativas. O entretenimento est\u00e1 tentando descobrir como trazer o p\u00fablico de volta aos est\u00fadios fazendo isso remotamente. Os esportes est\u00e3o tentando recriar a experi\u00eancia no est\u00e1dio usando WebRTC. Fam\u00edlias e amigos fazem uso di\u00e1rio de produtos que s\u00e3o constru\u00eddos com WebRTC ou partes dele.<\/p>\n\n\n\n

O futuro do WebRTC j\u00e1 est\u00e1 em constru\u00e7\u00e3o<\/h4>\n\n\n\n

Mais recursos e mais otimiza\u00e7\u00f5es s\u00e3o necess\u00e1rios na medida em que se expande o uso do WebRTC mais al\u00e9m do design principal para alimentar videoconfer\u00eancias e sistemas colaborativos em navegadores da Web e outros ecossistemas (por exemplo, aplicativos nativos).<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 existem iniciativas em andamento nos grupos de trabalho do IETF Web Transport (WEBTRANS<\/a>) e WebRTC Ingest Signaling over HTTPS (WISH<\/a>) para definir novos protocolos de transporte na Web. O grupo de trabalho WebRTC do W3C come\u00e7ou a trabalhar no documento Casos de Uso da Pr\u00f3xima Vers\u00e3o do WebRTC<\/a> para mapear o futuro do padr\u00e3o, em especial nos t\u00f3picos:<\/p>\n\n\n\n