Destaques W3C para 2017 - Web de Dados
24 de outubro de 2016
Web de Dados
Mais e mais aplicações Web proporcionam um meio de acessar dados. De simples visualizações a ferramentas interativas sofisticadas, há uma crescente confiança na acessibilidade de dados que podem ser “grandes” ou “pequenos”, de origem diversa, em diferentes formatos. Estes dados costumam ser publicados sem coordenação prévia com outros editores – muito menos com modelagem precisa ou vocabulários comuns. Essa diversidade é transposta com o fornecimento de formatos, modelos, ferramentas e orientação de troca de dados em forma padronizada, o que facilita a integração e o processamento de dados em escala Web.
Os dados e seu uso deveriam ser detectáveis e compreensíveis por humanos e máquinas. Para facilitar a interação entre editores e consumidores de Dados, o Grupo de Trabalho de Melhores Práticas de Dados na Web publicou uma Candidata à Recomendação de Melhores Práticas de Dados na Web. Tal Grupo de Trabalho de Melhores Práticas de Dados na Web está presentemente solicitando implementações por parte da comunidade.
O projeto relacionado Share-PSI, cofundado pela Comissão Europeia, concluiu seu trabalho recentemente com a publicação de um conjunto de Melhores Práticas e orientações de alto padrão relacionadas à políticas para o compartilhamento online de informações sobre o setor público.
O W3C lançou em fevereiro o Grupo de Trabalho de Expressão de Permissões e Obrigações para criar recomendações de declarações que expressem permissões e obrigações de conteúdo digital. Com a alavancagem do trabalho incubado no Grupo Comunitário de ODRL do W3C, o grupo lançou Casos de Uso e Requisitos e vem trabalhando o Modelo de Informações ODRL e o Vocabulário e Expressão de ODRL.
Workshop: Smart Descriptions & Smarter Vocabularies (SDSVoc)
O W3C realizará o Workshop de Descrições e Vocabulários mais Inteligentes (SDSVoc), dias 30 de novembro e 1o de dezembro, em Amsterdã, sediado pela CWI e organizado em conjunto com o projeto VRE4EIC fundado pela UE.
Esse workshop busca esclarecer os passos necessários para melhorar a comunicação entre os repositórios e as aplicações de dados que utilizam esses dados, tais como ambientes de pesquisa virtual. As aplicações podem simplesmente descobrir os dados ou visualizá-los, manipulá-los, discuti-los, corrigi-los, descrevê-los, republicá-los, etc. O resultado poderá ser a constituição de um novo Grupo de Trabalho do W3C para determinar de que forma os perfis de metadados que podem ser lidos por humanos e máquinas são definidos e detectáveis. Outra meta é explorar de que forma o W3C consegue apoiar o desenvolvimento de vocabulários para diversas comunidades de forma mais eficaz.